Você já conhece a carreira de enfermeiro intensivista? Trata-se de uma especialização que vem ganhando…
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), são esperados 582.590 novos casos da doença no país para 2018. Homens e mulheres necessitarão de cuidados especializados e multidisciplinares de oncologia clínica — especialidade na qual o enfermeiro tem um papel bastante especial.
Assim, se você pensa em direcionar sua carreira para a área, saiba que há alta demanda por enfermeiros qualificados. Portanto, pode ser interessante buscar por uma pós-graduação nesse segmento.
Quer entender melhor o que é oncologia clínica e qual o papel do enfermeiro no setor? Continue lendo nosso artigo e veja as informações que reunimos para você!
A oncologia clínica é uma área que se volta para todas as etapas do tratamento de câncer. Sua abrangência vai desde o diagnóstico, passando por cuidados curativos, cirurgias, terapias (quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia) e medicamentos, até os cuidados paliativos.
Cada quadro exige uma abordagem diferenciada, sendo que os pacientes podem responder de modos diversos a um mesmo tratamento. Por isso, trata-se de uma especialidade que demanda muito conhecimento e habilidade da equipe multidisciplinar, no intuito de oferecer o melhor cuidado e amparo à pessoa atendida e a seus familiares.
Além do médico, o paciente é atendido por:
-enfermeiros;
-técnicos de enfermagem;
-farmacêutico;
-nutricionista;
-psicólogo;
-fisioterapeuta;
-dentista.
O enfermeiro da oncologia clínica tem o conhecimento técnico-científico específico dessa área, além das habilidades práticas necessárias aos procedimentos complexos de cuidado e assistência ao paciente com câncer.
O profissional encarregado da assistência humanizada é aquele que está mais próximo de pacientes, familiares e cuidadores. Dessa forma, além dos cuidados de saúde, ele tem a função de confortar as pessoas envolvidas — que estão amedrontadas em relação à doença, às incertezas dos procedimentos e à possibilidade de cura.
O enfermeiro deve prezar por uma assistência humanizada, ou seja, realizada com empatia e paciência, de modo a entender o momento de aflição do outro. É sua função desmistificar o câncer, eliminando a ideia de que a doença só traz sofrimento e é sinônimo de morte.
Ele deve explicar todas as etapas do tratamento, os efeitos colaterais e os cuidados que são necessários inclusive em casa. Sua presença é fundamental para destacar a possibilidade de ter qualidade de vida mesmo com a doença.
Trata-se de um profissional que trabalha liderando outros colegas com o objetivo de que o paciente receba uma assistência integral, com o melhor cuidado preventivo e curativo. Ele está atento também ao controle de sintomas e faz o acompanhamento da reabilitação (antes e depois dos tratamentos).
Os enfermeiros trabalham, ainda, no planejamento, na execução e na avaliação do cuidado oferecido ao paciente, de acordo com o tipo de câncer ou protocolo terapêutico. A seguir, confira outras atribuições desse profissional na oncologia clínica:
-avaliação de sinais vitais;
-exame físico geral, para checar peso e altura;
-avaliação da graduação de toxicidade segundo o protocolo quimioterápico;
-administração de medicamentos;
-providências administrativas para agendamento e liberação de procedimentos;
-cuidados e técnicas com acesso venoso e por cateter.
Este segmento exige do profissional atualização constante em relação aos novos protocolos e avanços científicos direcionados para o tratamento do câncer.
A enfermagem também é responsável pela promoção de ações de saúde e educação no decorrer das terapias, com o intuito de que o paciente consiga fazer o manejo dos sintomas. Assim, é possível enfrentar melhor todos os efeitos colaterais e as mudanças de vida que o tratamento provoca.
O enfermeiro especializado em oncologia clínica pode atuar não só nos hospitais da rede pública e privada, mas também em clínicas, centros de infusão e até residências — com o cuidado domiciliar destinado ao paciente com câncer.
Se você busca pelo crescimento profissional, precisa fazer um plano de carreira e incluir cursos de pós-graduação em seu currículo. A área da saúde é muito dinâmica e, para que o profissional tenha um diferencial competitivo, é necessário obter qualificação.
A especialização, por exemplo, é uma formação necessária para aprimorar conhecimentos e habilidades específicos. Sabemos como a rotina do enfermeiro é corrida, com turnos longos e, muitas vezes, mais de um emprego, mas é importante se planejar e fazer um curso de especialização.
Se você já sabe dessa necessidade, mas ainda tem dúvida sobre qual curso escolher, a dica é considerar a pós em oncologia clínica. O setor carece de profissionais capacitados, que entendam as particularidades da assistência ao paciente com câncer. Para atuar na área, é preciso conhecer todos os detalhes que envolvem esse tipo de tratamento, além da postura a ser adotada com pacientes e familiares.
A pós-graduação em oncologia clínica tem uma duração de 470 horas e aborda temas fundamentais para o trabalho do enfermeiro, com disciplinas como:
-Políticas para Controle do Câncer no Brasil;
-Estudos das Neoplasias e Suspeita Diagnosticada;
-Modalidades de Tratamento;
-Oncologia Pediátrica I e II;
-Ética e Bioética;
-Processo de Cuidar em Enfermagem.
As aulas do curso são voltadas para a parte prática, com a apresentação de casos clínicos e relatos de experiências. Isso ajuda o aluno a entender os cuidados necessários com o paciente.
Fazer uma especialização é importante para reciclar os conhecimentos e estabelecer um contato com professores e outros colegas da Enfermagem. Portanto, é uma oportunidade de criar uma rede de contatos — o chamado networking — que pode ajudar na hora da troca de experiências ou até a conseguir aquela indicação para vagas de emprego.
Ter um certificado de especialização em oncologia clínica vai fazer você se destacar no mercado de trabalho, ganhar reconhecimento, conseguir vaga para cargos mais concorridos e, até mesmo, alcançar posições de liderança em um hospital. A pós-graduação pode, ainda, trazer um incremento ao seu salário.
Você conhecia as atribuições e a importância do enfermeiro na oncologia clínica? Como vimos, a área tem amplas possibilidades profissionais, portanto a especialização no segmento pode ser um bom direcionamento para sua carreira.
Ficou interessado em incluir essa formação ao seu currículo? Entre em contato com o CEEN, um centro de estudos que é referência em cursos de especialização e treinamento para enfermeiros!