Saber como escolher uma pós-graduação envolve estudos sobre a viabilidade dos cursos, avaliações do mercado…
A pós-graduação semipresencial é uma opção interessante e motivadora nos dias atuais, inclusive para os cursos da área da saúde. Ela apresenta como vantagem a possibilidade de o pós-graduando organizar sua rotina para obter um título de especialista.
Além disso, a pós-graduação semipresencial também contempla disciplinas de conteúdo prático, para que os alunos possam fundamentar os aprendizados com professores experientes na execução dos procedimentos clínicos.
Outro ponto fundamental é o ambiente virtual em que os alunos podem interagir com seus colegas de sala, abrir fóruns de discussão e aprender com os questionamentos levantados pelos tutores.
Quer saber mais informações sobre a pós-graduação semipresencial? Então, fique por aqui e leia nosso post!
Para obter o título de especialista, o aluno pode optar pela modalidade semipresencial ou híbrida. Trata-se de uma inovação nos cursos ofertados na modalidade online com a associação de aulas presenciais.
Sendo assim, os conteúdos teóricos são disseminados em plataformas virtuais, em que se avalia o desempenho do aluno por meio do acesso às aulas, da execução dos exercícios propostos e das dúvidas levantadas pelo grupo.
Como tratamos de cursos específicos para a área da saúde, estão contempladas, dentro do plano de ensino de algumas disciplinas, as aulas práticas, principalmente aquelas relacionadas aos procedimentos assistenciais no paciente.
Sendo assim, essa é uma excelente oportunidade para aqueles profissionais, como enfermeiros, médicos e farmacêuticos, que desejam aprimorar seus conhecimentos com maior flexibilidade em comparação à modalidade exclusivamente presencial.
Como mencionado, a modalidade semipresencial é aquela que mescla conteúdos teóricos abordados no ambiente virtual com aulas práticas viabilizadas pelas instituições de ensino.
A modalidade presencial pressupõe a totalidade das aulas e de ensinamentos exclusivamente por professores e alunos dentro das salas de aula físicas. Como trata-se de uma pós-graduação, é possível que as aulas sejam condensadas em períodos nos finais de semana, o que atrapalha as atividades de lazer.
O estudo EAD é aquele feito totalmente a distância, com plataformas virtuais e acesso remoto pelos alunos, e que pode ser ofertado por instituições de saúde localizadas em diferentes regiões, desde que sejam credenciadas pelo MEC.
Todas as opções oferecem vantagens e limitações, portanto, cabe ao aluno optar, primeiramente, pela temática de interesse, pelo valor da mensalidade e pela logística para acompanhar o tipo de curso escolhido, para que esses fatores não influenciem na obtenção do diploma.
Antigamente, as pessoas tinham preconceito em relação aos cursos a distância, alegando que eram pobres em conteúdo e que qualquer aluno conseguia ser aprovado.
Esse cenário era observado devido às poucas formas de controle de acesso do aluno, à ausência de tutores para acompanhar o processo e à falta de exercícios e de prova final para consolidar o curso.
No entanto, apesar dos avanços tecnológicos, muitos ainda questionam se a modalidade a distância pode ser aplicável aos cursos em que a aula prática é fator preponderante, como nas pós-graduações em saúde.
Acontece que a autorização dos cursos via modalidade híbrida possibilita a execução de um plano de ensino que contemple disciplinas teóricas, conciliando com aquelas que necessitam de aulas práticas.
Um dos profissionais que optam pela pós-graduação semipresencial é o enfermeiro, devido à oferta do tema nessa modalidade, à possibilidade de gratificações para os profissionais concursados e à possibilidade de entender disciplinas não aprendidas na graduação, como bioestatística e humanização, que são demandas frequentes na atualidade.
Vejamos, a seguir, mais algumas vantagens do curso híbrido.
As instituições de ensino que ofertarão um curso de pós-graduação semipresencial devem formalizar parcerias com locais onde a prática assistencial pode ser executada. Exemplos disso são os cursos voltados para urgência ou cuidados neonatais.
Geralmente, o ambiente de aulas práticas é feito nos laboratórios ou em salas práticas, envolvendo bonecos humanos ou atendimentos especializados a pacientes por demanda espontânea pelo serviço. Também podem ser executados os serviços de atenção básica, secundária e terciária, conforme a necessidade.
Independentemente da parceria formalizada, os alunos terão aulas práticas garantidas conforme demanda o plano de ensino, fator diferencial se comparado à modalidade exclusivamente a distância.
Muitos alunos se preocupam com a validade do diploma, visto que, no modelo presencial, esse documento é emitido normalmente. Nesse contexto, o diploma tem validade desde que o aluno cumpra todo o crédito.
Nesse sentido, o diploma disponibilizado na pós-graduação semipresencial terá a mesma validade da modalidade tradicional e poderá ser emitido pela instituição de ensino que ofertou o curso ou por outra empresa que o viabilizou.
Isso porque é comum que algumas empresas ofertem o curso de pós-graduação via associação de classe de profissionais, desde que estejam vinculadas a uma instituição de ensino para emitir o certificado de conclusão do curso e as demais comprovações.
Um curso presencial exige, do aluno, deslocamento à instituição de ensino, remanejamento das demais atividades profissionais e pessoais e maior investimento financeiro, fatores que pesam nessa decisão.
No curso de pós-graduação semipresencial, o estudante terá que se organizar para acessar às aulas virtuais conforme o prazo estabelecido e poderá fazer isso em qualquer dia e em qualquer horário à sua escolha, o que lhe garante mais flexibilidade.
Como as aulas práticas são agendadas previamente, o aluno terá mais tempo para se organizar e aproveitar plenamente essa atividade, que contribuirá para melhorar sua formação acadêmica sobre o tema do curso.
A pós-graduação semipresencial na área da saúde é uma realidade com vantagens significativas para os futuros estudantes. Isso porque é possível ter o melhor dos dois mundos: a aula teórica virtual para acesso ininterrupto durante o curso e as aulas práticas para consolidar os conhecimentos assimilados. Por isso, a modalidade é interessante para aqueles profissionais que conseguem se adaptar a essa rotina e que almejam um upgrade em sua carreira.
Agora que você já conheceu os benefícios do curso de pós-graduação semipresencial, entre em contato conosco e conheça nossas opções!