Saber como escolher uma pós-graduação envolve estudos sobre a viabilidade dos cursos, avaliações do mercado…
Fazer pós-graduação em nutrição clínica e esportiva é uma oportunidade para atuar em diversas áreas que vão desde o ambiente hospitalar e de consultórios particulares até os clubes de esportes coletivos ou a orientação individual para atletas. Para tanto, o aluno deve conhecer as principais matérias do curso, verificar se a instituição de ensino tem boa reputação, fazer networking entre colegas e ter disciplina e comprometimento para finalizar a especialização.
Também é fundamental observar as áreas de maior demanda e entender como ingressar nesses ambientes para conseguir a tão almejada colocação profissional ou mudar completamente os rumos de atuação.
Quer saber mais sobre a pós-graduação em nutrição clínica e esportiva? Então, fique por aqui e entenda mais sobre esse curso!
A graduação em nutrição permite conhecer todas as áreas de atuação profissional, porém, uma pós-graduação é direcionada para os serviços clínicos em que o futuro aluno exercerá as suas atividades. As vantagens de fazer pós-graduação são o aprofundamento de conhecimentos e a atualização de alguns saberes que não foram abordados na graduação, sendo também o primeiro passo rumo a melhorias no currículo.
Além disso, a obtenção do título de pós-graduação pode ser um diferencial marcante ou uma condição necessária para participar de um processo seletivo, alterando, inclusive, o salário proposto pelo recrutador.
Outro ponto importante é que a pós-graduação tem um foco mais direcionado à atividade profissional, diferentemente dos títulos de mestrado (na maioria das vezes), ou de doutorado, que direcionam mais para os estudos científicos. No entanto, a pós-graduação ajuda a compreender esse mundo acadêmico de grande complexidade.
As disciplinas do curso de pós-graduação em nutrição clínica e esportiva mesclam conteúdos sobre os serviços clínicos e sobre aqueles destinados à prestação de assistência nutricional nos esportes. Em relação aos primeiros, destacam-se disciplinas sobre aspectos patológicos e nutricionais dos distúrbios do peso, como obesidade, síndrome metabólica e acompanhamento do paciente antes e após a cirurgia bariátrica.
O foco também está nos pacientes com distúrbios renais e hepáticos e nas estratégias terapêuticas dos nutricionistas para evitar complicações, trabalhando de forma integrada aos demais profissionais de saúde dentro desse contexto.
Outro tópico de grande relevância no contexto clínico é a nutrição cardiovascular e oncológica, caracterizando o paciente do ponto de vista metabólico para elaborar condutas pertinentes a cada situação clínica. No âmbito hospitalar, o profissional da nutrição clínica também atuará na avaliação, no acompanhamento e na interrupção das sondas enterais e nos fatores que interferem na administração de alimentos por esses dispositivos.
Em relação à parte esportiva, além dos temas abordados anteriormente, os pós- graduandos compreenderão os impactos do treinamento desportivo e como a alimentação e a nutrição influenciarão o paciente de alto desempenho.
O aluno que concluir o curso de pós-graduação em nutrição clínica e esportiva terá campos de atuação diversos. No âmbito clínico, esse especialista trabalhará em unidades de postos de saúde, ambulatórios e hospitais.
Se optar por trabalhar em um consultório particular, o futuro pós-graduado deverá ter uma ampla rede de contatos profissionais para formalizar o encaminhamento de forma a garantir a continuidade dos atendimentos.
Nos postos de saúde, atuando como profissional concursado do SUS ou como contratado pelos convênios (uma realidade em expansão nas grandes cidades), o nutricionista clínico será responsável por orientar e estabelecer metas de alimentação e nutrição para evitar ou minimizar complicações das doenças.
Nos ambulatórios e hospitais, a atuação do nutricionista será na identificação de deficiências bioquímicas que influenciam negativamente o prognóstico de uma doença e na implantação de condutas após a discussão integrada com a equipe clínica. Se o nutricionista atuar no ambiente esportivo, terá oportunidade de ajudar os atletas de esportes coletivos ou individuais por meio da elaboração de metas alimentares para atingir um alto desempenho.
Nesse contexto, o nutricionista fará a indicação e o acompanhamento dos suplementos alimentares, bem como do seu uso racional para não interferir nos exames antidoping dos atletas.
Ele também atuará na equipe esportiva mirim para otimizar o desempenho dos atletas em formação, considerando os aspectos hormonais e bioquímicos que influenciam a infância e a puberdade.
É fundamental escolher uma boa instituição para fazer uma pós-graduação em nutrição clínica e esportiva, para que o conteúdo seja ministrado a contento com professores preparados e com vivência no mercado de trabalho. Esses pontos podem ser conferidos nas informações disponibilizadas no site da instituição e na pesquisa do currículo lattes dos professores, para certificar-se de que são especialistas na área nutricional em que atuam.
Em seguida, é aconselhável buscar na página da empresa informações sobre a autorização e sobre o credenciamento do curso perante os órgãos fiscalizadores, verificando, inclusive, a carga total, que deve ser de, no mínimo, 300 horas.
Outros aspectos que são igualmente importantes são o valor total do curso, a possibilidade de negociação das mensalidades e a localização e a logística das aulas, que normalmente acontecem aos finais de semana. Isso porque existem cursos sobre esse tema em diversas localidades do Brasil, em especial em Goiânia, mas tudo dependerá de o aluno conseguir organizar a sua vida pessoal, profissional e estudantil para que consiga realizar o curso sem muitas limitações.
Saber como escolher uma pós-graduação é fundamental para que o conteúdo atenda às necessidades do aluno e seja útil para os processos seletivos ou como requisito para ingressar em outras áreas profissionais.
Escolher a pós-graduação em nutrição clínica e esportiva é uma oportunidade para se diferenciar no mercado de trabalho, alcançar bons empregos devido à ampla área de atuação e obter o tão desejado sucesso profissional. Para tanto, é fundamental conhecer o conteúdo programático do curso e se inscrever em uma instituição de ensino de boa reputação, além de se dedicar integralmente aos estudos.
E você, se interessou por esse curso? Então, entre em contato conosco agora mesmo e obtenha mais informações sobre a nossa pós-graduação nessa área!