Quer fazer uma especialização em uma área com boas perspectivas profissionais? Então você precisa conhecer…
O enfermeiro é o profissional responsável pela coordenação e pela supervisão do cuidado prestado pela equipe de Enfermagem, isto é, por técnicos e auxiliares de enfermagem. Além disso, ele também realiza assistência de saúde direta ao paciente.
Enfermeiros bem capacitados são essenciais para um atendimento de qualidade, principalmente quando falamos de áreas da saúde mais específicas, que requerem atenção diferenciada, como a oncologia e a terapia intensiva.
Para exercer sua função da melhor maneira possível, o ideal é que o enfermeiro busque uma especialização de acordo com a área em que deseja atuar. Para ajudá-lo a escolher a melhor opção, elaboramos este texto sobre a importância da especialização para enfermeiros e sobre a realidade da pós-graduação em Goiânia.
A se graduar na faculdade de Enfermagem, o profissional ganha o título de enfermeiro generalista. Isso significa que ela tem um conhecimento geral sobre as questões de saúde que afetam a população, mas não se aprofundou em áreas mais específicas do cuidado.
O primeiro ponto que faz a pós-graduação ser importante para o enfermeiro diz respeito à necessidade de conhecimento específico para o profissional trabalhar em alguns segmentos. As especialidades em saúde são diversas, e é impossível abordar a fundo todas elas durante a graduação.
A especialização surge como uma complementação dos estudos, capacitando o enfermeiro a atuar de forma mais completa e segura em determinadas áreas. Outras razões para o enfermeiro fazer uma pós-graduação são:
O enfermeiro pode atuar em diversas áreas, desde aquelas relacionadas ao cuidado direto ao paciente, como aquelas voltadas para a parte gerencial da saúde. As principais áreas de atuação do enfermeiro são:
Além disso, existem diferentes estabelecimentos que precisam de enfermeiros, incluindo: hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de urgência, creches, escolas, área da saúde de empresas, faculdades. Assim, existe uma longa lista do tipo de atuação que o enfermeiro pode ter.
No Brasil, a demanda por enfermeiros é alta, tanto no sistema público de saúde como no privado.
Ao mesmo tempo, existe uma grande quantidades de instituições de curso superior que oferecem o curso de Enfermagem, pois essa é uma especialidade muito buscada pelos alunos.
Por isso, dependendo do local, a competitividade pode ser alta para conseguir um emprego.
As oportunidades de trabalho variam de acordo com a região, sendo mais numerosas nos grandes centros populacionais e capitais, como Goiânia.
Mas é também nesses locais que se exige mais conhecimento e estudo por parte do enfermeiro, de forma que a especialização ganha uma importância ainda maior.
O salário para o enfermeiro varia muito, de acordo com a região de trabalho, o nível de especialização e o tipo de cargo.
O enfermeiro é um profissional que nunca deixará de ser necessário, por isso a perspectiva para o futuro da profissão é promissora. A tendência é que os profissionais se tornem cada vez mais qualificados, isto é, com maior nível de educação.
Agora que você entendeu a importância de fazer uma pós-graduação, vamos falar sobre como escolher a área de especialização. Existem diferentes questões que precisam ser levadas em consideração para essa decisão.
A especialização pode ser a distância, presencial ou mista, isto é, parte do aprendizado é feito a distância e parte é presencial.
Sempre realize uma pesquisa ampla sobre a instituição e se possível fale com pessoas que fizeram algum curso no local. Isso garante um aprendizado de qualidade e um impacto bom no currículo.
Os cursos de especialização podem adotar diferentes metodologias para o ensino dos conhecimentos, como apostilas, aulas em vídeo, aulas em PDF, realização de trabalhos, estágio presencial.
Busque descobrir a metodologia do curso antes de fazê-lo, para garantir que você se identifica com o tipo de abordagem.
Pode parecer óbvio, mas vale a pena destacar.
É muito importante que você goste da área de especialização, afinal, a ideia é que você trabalhe nesse segmento por um tempo, e nada melhor do que fazer isso feliz e satisfeito.
Além disso, será muito mais fácil prestar atenção e se dedicar aos estudos em algo por que você se interesse.
É interessante fazer uma pesquisa de mercado para verificar quais áreas estão em alta.
Atualmente, a tendência é uma maior procura por especializações que trazem mais autonomia para o enfermeiro (enfermagem obstétrica, enfermagem dermatológica) e aquelas de maior complexidade (enfermagem de terapia intensiva, enfermagem nefrológica).
É possível encontrar diversas áreas de especialização para enfermeiros em Goiânia, como:
Atualmente, podemos afirmar que se especializar como enfermeiro praticamente não é mais uma opção, e sim uma necessidade para os profissionais da área.
A especialização é necessária para atuar com maior segurança e criar uma carreira de sucesso. Há diversas oportunidades de pós-graduação em Goiânia para o profissional enfermeiro.
E aí, o texto de hoje ajudou? Então continue no site e leia também sobre as melhores áreas de atuação de enfermagem!