Todos nós sabemos que a atualização constante é fundamental para qualquer profissional da área de…
É muito comum que nutricionistas recém-formados tenham dúvidas sobre como iniciar no mercado de trabalho, conquistar o público e atuar no ramo que escolheram.
São tantos questionamentos que alguns podem até pensar se fizeram uma boa escolha — mas não se engane: estamos falando de uma ótima área de atuação.
A preocupação com a alimentação tem sido cada vez mais expressiva e muitas opções surgiram, possibilitando diversificar o trabalho dos nutricionistas.
É possível atuar no mercado esportivo, na saúde pública, com marketing, docência, na indústria alimentícia ou com consultoria, por exemplo.
Algumas áreas são recentes e oferecem uma excelente oportunidade para quem deseja sair na frente. Esse é o caso da nutrigenômica, nutrigenética e nutrição comportamental.
Mas se você ainda está inseguro, não se preocupe. Confira neste post algumas dicas para começar acertando em sua carreira e alcançar o sucesso!
Não há como negar que nutricionistas recém-formados, assim como quaisquer outros profissionais que acabaram de finalizar a graduação, ainda não construíram seus nomes no mercado. Podemos dizer que se encontram no anonimato, portanto precisam mostrar que estão ativos.
Uma das formas de fazer isso é participando de projetos como voluntário.
Você pode atuar junto à prefeitura da sua cidade ou desenvolver ações e campanhas com escolas, ONGs e instituições. Também é possível fazer parcerias com outros profissionais da área de saúde.
Assim, seu nome ficará conhecido e associado a essas ações e outros profissionais. Como consequência, você conquista credibilidade, demonstra conhecimento e competência, ao mesmo tempo em que divulga seu próprio consultório e os serviços oferecidos.
Ter uma graduação é essencial a uma boa colocação no mercado de trabalho. No entanto, perceba que não se trata mais de um diferencial marcante. Então, para que você consiga um destaque maior em sua área de atuação, é importante continuar seus estudos.
Nutricionistas recém-formados precisam estudar as opções de especialização em nutrição para que tenham um foco melhor direcionado, a fim de guiarem suas decisões e conseguirem mais chances de sucesso com um público específico.
Existem diversas áreas em que você pode atuar, sendo que já citamos algumas, como:
Além disso, parte dos profissionais opta por trabalhar exclusivamente com crianças, idosos, mulheres gestantes — e assim por diante.
Você só precisa analisar seus próprios gostos, aquilo com o que tem maior afinidade, o campo de atuação que pretende atingir e o tipo de público com o qual quer trabalhar para, então, definir qual das especializações é a ideal no seu caso.
A graduação em nutrição permite ao profissional explorar também setores diferentes que estão relacionados com esse campo.
Uma especialização na área da saúde é muito bem-vinda, mas você pode atuar de formas bastante diversificadas.
Os nutricionistas recém-formados têm um campo amplo à disposição. É possível escolher a área da docência, para ministrar aulas em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação, por exemplo.
Outra opção é seguir no campo das pesquisas científicas, atuando em conjunto com a comunidade acadêmica.
Para diversificar ainda mais, o profissional pode atuar como consultor, na área de gastronomia e até mesmo com marketing de nutrição e alimentação.
Essa é uma ótima alternativa para quem é comunicativo e tem conhecimentos em mídias sociais ou tecnologias.
Você se lembra de que falamos sobre fazer parcerias com outros profissionais na primeira dica? Trata-se de uma ótima alternativa para nutricionistas recém-formados terem um bom networking e contatos estratégicos.
Networking consiste em criar uma rede de trabalhos, com profissionais da área de atuação ou outras especialidades, no intuito de aproveitar chances de negócio, criar oportunidades e compartilhar informações, entre outros pontos que possibilitam sucesso para ambas as partes.
Como os nutricionistas recém-formados ainda não são conhecidos no mercado, precisam mostrar que estão ali.
Por isso, a divulgação do trabalho é fundamental. Você precisará anunciar para seu público que está atuando, portanto deve elaborar campanhas de marketing.
Para que elas sejam bem-sucedidas, tenha uma meta para sua carreira, definindo com o que quer atuar e o público que deseja atender.
Isso influencia muito na hora de criar sua identidade visual e estabelecer o tipo de linguagem que será empregada, bem como os meios de divulgação das campanhas.
O marketing digital é indispensável atualmente, entretanto as ações de marketing tradicional, como anúncios em jornais, revistas e panfletagem, continuam eficazes.
Sendo assim, é importante fazer uma associação desses recursos e explorar aqueles que estão mais adequados ao perfil do seu público.
Como explicamos, o marketing digital é indispensável atualmente. Afinal, as pessoas procuram por produtos e serviços na internet, então você deve marcar presença nesse meio para se manter competitivo.
Mesmo que não tenha um site no começo da carreira, as redes sociais são gratuitas e uma excelente forma de colocar seu nome em evidência.
Crie perfis, faça postagens e responda a comentários. Não se esqueça de que aquilo que é postado deve ser interessante e estimular o compartilhamento e a interação, para que você tenha ainda mais evidência.
Nutricionistas recém-formados precisam continuar estudando, divulgar seu nome no mercado e criar um networking.
Uma excelente forma de fazer tudo isso de uma só vez é estando presente em eventos como seminários, palestras e encontros.
Assim, você terá contato com profissionais do seu ramo de atuação e de áreas afins, para fazer parcerias interessantes ou, pelo menos, conhecer pessoas.
Todas essas participações somam em seu currículo como um diferencial, mostrando que você está sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos.
Quem está começando precisa ganhar a confiança e simpatia do público, certo? Um recurso estratégico para alcançar esses objetivos é divulgar informações gratuitamente e de maneira desinteressada, para que as pessoas possam fazer pesquisas e aprender com você.
No meio digital, essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo. Ela pode ser explorada por meio da criação de um blog para divulgar artigos interessantes e úteis na internet.
Outra alternativa é criar um canal no YouTube com vídeos curtos, também disponibilizando informações que sejam relevantes para as pessoas.
Você ainda pode procurar portais, sites e blogs que publicam artigos produzidos por outras pessoas. Assim, vai associar seu nome a esses projetos e pode desfrutar de uma divulgação gratuita, pois são eles que criam as campanhas, colocando você em evidência.
Viu só como mesmo os nutricionistas recém-formados têm grandes oportunidades no mercado de trabalho? Você só precisa refletir sobre a carreira que pretende construir e manter o foco, a fim de tomar boas decisões e agir de forma estratégica para alcançar credibilidade e reconhecimento.
Gostou das dicas? Então, acompanhe nossas postagens nas redes sociais para continuar aprimorando seus conhecimentos! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube.