Hoje em dia, é difícil imaginar uma vida sem o uso de aplicativos. Eles estão…
O Brasil tem mais de 2 milhões de profissionais da Enfermagem (incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares) de acordo com os dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Sabemos que é uma profissão de extrema importância na área da saúde, pois está presente em todos os locais de atendimento e tem competência para assistir casos de diferentes complexidades. Todavia, ainda não tem todo o reconhecimento que merece.
Assim, com o objetivo de valorizar a Enfermagem não só no Brasil, mas em todo o mundo, e de melhorar os indicadores vitais de saúde, foi lançada a campanha global Nursing Now, que, em português, significa Enfermagem Agora.
Neste post vamos explicar em detalhes a importância desse movimento, como ele surgiu e por que os profissionais da Enfermagem devem aderir a ele. Continue a leitura e confira também quais as metas traçadas para o Brasil.
Para preparar as comemorações do Ano Internacional da Enfermagem, em 2020, o Conselho Internacional de Enfermeiros e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram o movimento Nursing Now — que tem como patrona a duquesa Kate Middleton — no Reino Unido e em mais de 30 países, incluindo o Brasil.
A ideia é que a Enfermagem seja valorizada, mostrando sua importância para aperfeiçoar os serviços de saúde em todo o mundo. Para isso, os governos dos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) devem valorizar esses profissionais, já que eles têm um papel-chave para que se consiga atingir as metas de saúde regionais, nacionais e internacionais.
No Brasil, a campanha foi implementada pelo Cofen e pelo Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem — que é vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Aqui a iniciativa tem como um de seus objetivos principais melhorar a educação e desenvolvimento profissional na área da Enfermagem.
O ano de 2020 será o Ano Internacional da Enfermagem, pois marca dois séculos do nascimento de Florence Nightingale — britânica que foi significativa para a História da Enfermagem a precursora da profissão nos moldes modernos, como conhecemos hoje. Ela é reconhecida por sua postura de liderança e por ter lançado as bases profissionais da Enfermagem.
Quem resolve se dedicar à Enfermagem tem que se esforçar no dia a dia, pois não é uma carreira fácil. É fundamental — além de possuir um bom currículo com uma boa formação — ter um preparo emocional. Afinal, são profissionais que lidam diretamente com os pacientes e seus familiares, pessoas que estão fragilizadas na maioria das vezes.
Alguns deles trabalham ainda em unidades de terapia intensiva, nas emergências ou em equipes de salvamento, ou seja, é uma rotina repleta de desafios. Além disso, enfrentar longos plantões, inclusive nas madrugadas, exige muito do profissional. Apesar de tudo, sabemos que é uma carreira muito gratificante, principalmente para aqueles que gostam de cuidar das pessoas.
A questão é que, mesmo com toda a importância que enfermeiros, técnicos e auxiliares têm para o sistema de saúde, essa profissão ainda não é tão valorizada como deveria. O problema da saúde pública do Brasil é ainda maior no sistema público, em que as condições de trabalho não são adequadas, há falta de materiais e superlotação em alguns hospitais.
Por isso, movimentos de fortalecimento dessa carreira — como o Nursing Now — precisam receber o apoio de todos os profissionais. Então, se você é dessa área, informe-se sobre essa campanha global, divulgue em suas redes sociais e para seus colegas de trabalho, e faça parte das ações de valorização de sua categoria.
Quanto mais pessoas estiverem engajadas, mais ampla se torna essa campanha, aumentando, assim, a visibilidade sobre a importância da Enfermagem para a melhoria da saúde da população. Com isso, é possível ter um acesso mais abrangente aos serviços de saúde e reforçar os cuidados de atenção primária.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), existe uma estimativa de que, nas Américas, sejam necessários cerca de 800 mil profissionais de Enfermagem a mais para suprir as necessidades atuais da população.
A campanha global Nursing Now foi lançada no Brasil em uma cerimônia que ocorreu no dia 24 de abril de 2019. No entanto, as discussões a respeito de suas diretrizes e metas no país aconteceu antes, na sede do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília.
Acompanhe a seguir as metas traçadas pelo programa no Brasil:
Ao final do evento de lançamento do movimento, foi divulgada a Carta de Brasília, em que os representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal se mostraram engajados com as ações de valorização da Enfermagem propostas pelo movimento.
De acordo com a direção do Cofen, o Nursing Now é prioridade da instituição até o final de 2020. Por isso, o conselho destacou que vai dar apoio institucional para que seja possível alcançar as metas estabelecidas, fortalecendo, assim, todo o trabalho da categoria.
O objetivo dessa iniciativa é também deixar claro para os governantes que essa classe de profissionais está apta e deve participar das discussões que envolvem políticas públicas na área da saúde — um assunto urgente para o país.
A Enfermagem trabalha pela promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados essenciais aos pacientes em diferentes etapas de atendimento. Por isso, precisa ser mais valorizada no Brasil e em todo o mundo. E é esse justamente o intuito do Nursing Now, cujo cumprimento das metas terão impacto positivo nos serviços de saúde de toda a população.
Você já tinha ouvido falar sobre essa campanha mundial? Quer ficar por dentro de mais novidades e de outros assuntos voltados para o seu desenvolvimento profissional? Então é só assinar a nossa newsletter para receber, diretamente em seu e-mail, conteúdos atualizados!