A enfermagem do futuro já chegou! Mas é necessário que os profissionais se capacitem para…
Provavelmente, você já ouviu falar sobre marketing. Ele é composto por estratégias de comunicação entre cliente e profissional ou empresa, em que o objetivo é mostrar os diferenciais e o valor do produto ou serviço prestado para convencer o consumidor e, dessa forma, concluir uma venda. É importante que todo o processo seja feito de forma suave e positiva, sob pena de gerar desprezo por parte do cliente.
Na área da saúde, isso ainda é mais delicado. Afinal, nesse segmento, não há clientes, mas, sim, pacientes. Apesar de a essência do marketing ser a mesma, é preciso ter cuidado nas estratégias escolhidas para atrair novos pacientes e fidelizar os antigos. Além disso, não se pode desrespeitar o código de ética da profissão e transformar o cuidado com a saúde em uma ação comercial.
A nutrição, como importante instrumento do cuidado à saúde, está inserida nessa categoria. Neste artigo, apresentaremos como é feito o marketing para nutricionistas, por que ele é importante e quais são as principais estratégias que podem ser usadas para garantir o sucesso na captação de novos pacientes. Confira!
O marketing na área de saúde não é apenas um conjunto de práticas que visam à divulgação do trabalho dos profissionais. Afinal, os objetivos incluem criar um diálogo com possíveis novos pacientes e também demonstrar os diferenciais e o valor do trabalho do nutricionista em questão.
Nessa área, é fundamental destacar que o marketing enxerga o público-alvo não como cliente — o que é feito no marketing tradicional —, mas, sim, como paciente. Isso é importante porque algumas das pessoas que procuram atendimento nutricional podem estar sensíveis e com problemas de saúde. Isso significa que o serviço de marketing deve ter um diferencial: o cuidado com a saúde e o humanismo.
Atualmente, todos estão mais preocupados com a qualidade de vida e a saúde. Ao mesmo tempo, as pessoas estão mais exigentes com as informações e podem pesquisá-las facilmente na internet, encontrando profissionais de qualquer área.
Por esse motivo, o nutricionista que não é mencionado nas pesquisas na internet “não existe” para quem procura os profissionais por meio dessa ferramenta. O mesmo é válido para os pacientes que recebem uma indicação, mas também gostam de procurar mais informações do nutricionista, como a opinião de outras pessoas, o currículo e o perfil profissional.
Sendo assim, o nutricionista que deseja visibilidade e quer se manter competitivo precisa se adequar à nova realidade e investir em estratégias atuais de marketing. Nesse contexto, o novo marketing, chamado de marketing digital, é a melhor escolha. A seguir, retrataremos quais são as principais ações de marketing para o nutricionista se promover profissionalmente e aumentar o fluxo de pacientes em seu consultório. Confira!
A atração de pacientes por meio de conteúdos relevantes é, sem dúvidas, uma das principais estratégias do marketing digital. Como falado, atualmente, as pessoas pesquisam sobre qualquer assunto nas redes sociais, procurando algum tipo de orientação ou solução. Em relação à nutrição, isso não é diferente.
Um indivíduo que se descobriu diabético, por exemplo, precisa adequar toda a sua rotina alimentar, não é mesmo? Como esse é um tema bastante amplo, pode ser difícil compreender todos os detalhes em apenas uma consulta. Assim, é natural que as pessoas tirem suas dúvidas em sites e blogs de relevância sobre o assunto.
Nesse contexto, o nutricionista coloca em prática a resolução desse entrave ao escrever artigos que solucionem as dúvidas dos pacientes que estão com algum problema de saúde. Com conteúdos relevantes e educativos, são atraídos visitantes que, após a leitura, podem se tornar pacientes. Além disso, existe o ponto positivo de ajudar as pessoas a se informarem.
Outro benefício dessa prática é criar autoridade sobre o assunto. Isso demonstra que o nutricionista é competente, atualizado e domina o problema em questão, sendo a pessoa ideal para tratar o paciente no consultório.
As redes sociais representam uma importante forma de comunicação entre as pessoas. Isso porque, atualmente, todos têm acesso a um smartphone, a um computador ou a um tablet em tempo real.
Elas servem, inclusive, como uma forma de indicação de profissionais que o indivíduo considera relevante. Mas por que isso acontece? A relação mais próxima dos pacientes pode começar online, estendendo-se para o presencial, dentro do consultório. Isso porque, nas redes sociais, é possível encontrar um material atrativo e educativo, de diferentes modos.
No Instagram, rede social mais utilizada pelos jovens atualmente, são compartilhados fotos e vídeos com textos pequenos e de fácil leitura. A parte visual deve ser atrativa o suficiente para prender a atenção do paciente e estimulá-lo a ler a legenda, que terá alguma informação interessante sobre o assunto que o usuário procura.
Já no Facebook, é recomendável criar uma página profissional para compartilhar conteúdos maiores e elaborados. O nutricionista mantém o contato com os pacientes por meio dos comentários feitos em cada postagem, assim como tira dúvidas superficiais, atraindo os usuários da rede social para o seu atendimento.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que consiste na otimização de páginas de site, a fim de alcançar um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google ou o Yahoo. Isso é importante porque os endereços eletrônicos que aparecem na primeira página, principalmente os que estão entre as primeiras posições, têm uma chance muito maior de serem acessados, certo?
Mas, afinal, o que quer dizer o “local”? Quando uma pessoa procura em algum mecanismo de busca por “nutricionista”, por exemplo, entende-se que o usuário quer uma solução que esteja relativamente perto dele. Assim, o Google ou um buscador semelhante indica os profissionais que estão mais próximos da pessoa, ou seja, na mesma região.
Se o usuário pesquisa por “nutricionista copacabana”, o SEO local apresenta os resultados mais relevantes da busca, mesmo que o usuário esteja localizado em outra região. Assim, há atração de novos pacientes, uma vez que a presença online é mais relevante.
Apesar de serem menos usados no presente, os e-mails ainda têm um papel importante na captação de pacientes. Provavelmente, as pessoas que gostaram dos conteúdos em blogs ou sites deixaram seus e-mails cadastrados, não é mesmo? Uma estratégia do marketing digital é enviar e-mails para essa lista de possíveis pacientes, convidando-os a conhecer o atendimento ou a tirar suas dúvidas sobre nutrição.
Por fim, é essencial consultar o Código de Ética do Nutricionista antes de criar o conteúdo, seja para blogs, seja para as redes sociais. Afinal, ele é capaz de orientar o nutricionista a respeito das ações que não podem ser colocadas em prática no meio digital.
Nas estratégias de marketing digital, não é autorizado, por exemplo, mostrar preferência ou indicar marcas, assim como não se deve publicar fotos ou vídeos de pacientes com “antes e depois”. Realizar a prescrição nutricional ou fazer consultas online também não é permitido.
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