Com o final da graduação chegando, é comum surgir certa dificuldade na escolha da especialização…
Fazer especialização em nutrição é uma necessidade para qualquer profissional envolvido em atividades clínicas, desportivas ou direcionadas a um tipo específico de paciente. Além do tratamento diferenciado, existem outros benefícios dessa capacitação.
Quem faz especialização em nutrição está apto a proporcionar um atendimento integral, centrado nos problemas clínicos e nas carências nutricionais. Assim, é possível intervir para melhorar o desempenho diário de seus pacientes.
O profissional também estará em contato com conhecimentos atualizados, fará novas amizades e contatos profissionais e mergulhará em atividades pouco conhecidas ou exploradas no ambiente da graduação. Quer saber mais sobre a especialização em nutrição? Então, não deixe de ler nosso conteúdo!
A carreira do nutricionista deu um salto nos dias de hoje. Devido à influência das celebridades, à expansão de conhecimentos nas redes sociais e à grande relevância da aparência física e nutricional, esses profissionais estão sendo requisitados por diversos pacientes.
No curso, é possível entrar em contato com novos saberes científicos e estratégias diferenciadas para:
Esse cenário reflete uma demanda por profissionais detentores do assunto para encorajar os futuros pacientes a mudarem de vida ou desmistificarem preconceitos e orientações sem sentido.
Devido a isso, o mercado profissional da nutrição carece de especialistas em determinadas áreas de atuação, com o intuito de oferecer tratamentos mais oportunos às condições clínicas apresentadas.
Especializar-se significar se tornar um profissional com conhecimentos necessários e suficientes para atender a uma demanda clínica, social e emocional no âmbito da área de atuação escolhida. Uma especialização em nutrição pode direcionar os serviços a tipos de paciente como:
Outras especializações apresentam como foco temas demandados atualmente, a exemplo de nutrição esportiva, materno-infantil e pediátrica. O objetivo é melhorar o desempenho dos atletas, entre outras propostas.
Por isso, a especialização requer que o aluno se comprometa com o conhecimento diferenciado, as novas metodologias de abordagem ao paciente e as atividades conforme a literatura científica.
Sendo assim, o curso torna o profissional mais preparado para as demandas do mercado, gerando maior procura por esse serviço. Como consequência, há ganhos salariais em potencial.
Além da maior capacidade para atender aos pacientes dentro do nível de atuação almejado, os nutricionistas com pós-graduação reforçam sua rede de contatos e ampliam suas atividades.
Esse processo culmina em maior representatividade do profissional dentro de uma equipe clínica e atendimento à legislação vigente, que obriga a presença de especialistas em alguns ambientes clínicos (com na orientação para dieta enteral).
Acompanhando a valorização profissional, surge também o reconhecimento salarial. Isso porque há um maior número de pacientes, encaminhamentos de outros clínicos e uma confiança completa do paciente em relação às intervenções propostas.
Atualmente, existem nutricionistas especialistas que idealizam planos nutricionais para pacientes nas diversas condições clínicas e patenteiam a proposta, a fim de ganharem mais visibilidade.
A capacidade de se alimentar adequadamente, considerando os grupos alimentares e o percentual calórico e nutricional, é premissa básica de qualquer nutricionista. Porém, alguns profissionais desenvolvem mais esses fundamentos.
Primeiramente, é preciso relacionar as principais demandas clínicas, ambulatoriais, hospitalares e de consultoria — consideradas nos locais de atuação individual ou multiprofissional desses graduados.
Em seguida, deve-se optar por áreas nutricionistas com as quais o profissional mais se identifica ou tenha uma experiência prévia no assunto, avaliando ser a proposta mais vantajosa financeiramente após a conclusão do curso.
Feito isso, é fundamental levantar os custos e as condições de se dedicar aos estudos, considerando inclusive a compatibilidade de horários com os demais afazeres que já constam na rotina diária.
Portanto, conheça a seguir algumas especializações do curso de nutrição.
Nesta pós-graduação, o futuro aluno será apresentado aos fundamentos da nutrição clínica e esportiva. Ele passará a considerar os aspectos patológicos dos pacientes e estabelecer as intervenções mais apropriadas para cada situação.
O conteúdo é direcionado a temas como:
O aluno será contemplado também com disciplinas relacionadas ao treino desportivo e às condições de jejum e estresse oxidativo que influenciam nos processos metabólicos, com as principais diretrizes clínicas sobre o assunto.
Devido às condições complexas de algumas doenças, é interessante investir nesse polo de atuação para os nutricionistas. Portanto, existe a especialização em nutrição hospitalar, oncologia, hemodiálise, etc.
Nessas situações, os alunos têm contato com disciplinas sobre a fisiopatologia das doenças, as diversas estratégias de tratamento nutricional e as formas de abordar o paciente e sua família.
O curso oferece fundamentos sobre as diversas modalidades de nutrição, a diferenciação dos compostos nutricionais existentes no mercado e os parâmetros de efetividade e segurança para cada intervenção nutricional.
Especialização de grande aceitação nos dias de hoje, o foco materno-infantil pode abranger tanto o processo para engravidar quanto o acompanhamento do lactente até um ano de vida. A fase de introdução alimentar também está incluída.
Nesse caso, os conteúdos abordam os alimentos proibidos e permitidos durante o período gestacional, as orientações para incentivar o leite materno ou a melhor forma a ser usada, além das recomendações clínicas sobre as diversas metodologias de introdução alimentar.
Para tanto, os alunos terão situações realistas, visitarão consultórios para o acompanhamento de pacientes e levantarão hipóteses para diversas situações clínicas apresentadas no contexto do curso.
Investir na especialização em nutrição é uma estratégia para se capacitar ao atendimento do paciente em contextos diferentes, que são demandados hoje pela sociedade. Para tanto, é essencial conhecer os cursos de grande aceitação provenientes de instituições de ensino idôneas e preocupadas com o conhecimento do aluno.
Por isso, se você pretende fazer uma especialização em nutrição, conheça as opções do CEEN, instituição de ensino com grande aceitação no mercado e conteúdo programático adequado à necessidade do aluno.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos de especialização em nutrição ofertados pelo CEEN!
[rock-convert-cta id=”3652″]