Com o final da graduação chegando, é comum surgir certa dificuldade na escolha da especialização…
Uma coisa é consenso entre os médicos — a jornada acadêmica e profissional na área demanda tempo, esforço e dedicação. Para se firmar no mercado, não é incomum que o médico invista em mais de uma década de estudo árduo, após o vestibular. É por isso que a escolha de uma especialização em medicina é um divisor de águas na vida do profissional.
Afinal, é nesse momento que ele escolhe o que fará pelo resto de sua vida. A medicina nos abre portas para diversas áreas, variando desde a psiquiatria até a neurocirurgia. Por isso, essa decisão pode levantar mais dúvidas do que respostas: “Qual residência quero seguir?”, “Pretendo fazer uma pós-graduação no futuro?”, “É melhor começar a trabalhar logo de cara?”.
Para ajudá-lo nessa escolha, separamos cuidadosamente 5 considerações que você deve fazer antes de tomar essa decisão. Esperamos que elas deem uma clareza mental maior e ajudem-no a direcionar melhor a sua carreira. Continue lendo para saber mais.
O sucesso de um profissional não depende exclusivamente de sua competência individual. Determinados fatores, como concorrência, demanda de pacientes e localização geográfica, são importantíssimos, principalmente no Brasil. Por isso, a avaliação do mercado deve ser seriamente levada em consideração em sua escolha.
O primeiro passo para uma avaliação criteriosa é definir suas prioridades: você já tem uma especialidade fixa que queira seguir? Ou morar em uma cidade específica é o mais importante? Você preza mais pela satisfação com o trabalho, pelo retorno financeiro ou prefere um misto dos dois?
Respondendo a essas perguntas, você conseguirá verificar com mais clareza as melhores oportunidades que se encaixam no seu perfil. A carreira médica é amplamente estudada, e órgãos oficiais — como o próprio CFM — frequentemente publicam dados confiáveis sobre ela. Busque estar sempre inteirado com artigos oficiais e contatos profissionais.
Há mais de 2 mil anos, o filósofo chinês Confúcio já dizia: “escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. Embora saibamos que o prazer profissional nem sempre é o fator mais importante, é inegável que ele faz toda a diferença na sua profissão.
Segundo a American Medical Association, metade dos médicos trabalha por mais de 50 horas semanais. A profissão é classicamente conhecida como uma das que mais dedicam tempo ao serviço; por isso, você deve levar em consideração que passará grande parte de sua vida na especialidade que escolher. É prudente levar sua afinidade com o serviço a sério — afinal, mudanças de trajeto no futuro, embora possíveis, podem desperdiçar grandes quantias de tempo e recursos.
O contato com pacientes é um dos pilares centrais da prática médica: eles são, afinal de contas, o objetivo central da profissão. No entanto, existem especialidades com graus diferentes de contato com os pacientes. A patologia clínica, por exemplo, quase não conversa diretamente com o paciente. Por outro lado, algumas áreas, como a medicina intensiva, estão a todo o momento ao lado dele.
Por esse motivo, inevitavelmente, o grau de contato com os pacientes também deve ser uma preocupação no momento de escolha da profissão. A melhor maneira de verificar essa característica é realizando estágios nas áreas em que você já tem interesse. Lembre-se apenas, entretanto, de que algumas especialidades ainda têm um leque amplo de atuações: é o caso daquelas que são clínicas e cirúrgicas, como a oftalmologia ou a otorrinolaringologia.
Após, no mínimo, 6 anos no curso da graduação, é necessário pensar na carreira em longo prazo. É recomendável que, ao escolher uma residência ou especialização, você já tenha em mente onde e como quer trabalhar. Isso evita um descontentamento no meio da jornada acadêmica e possíveis interrupções do curso.
Além de favorecer sua carreira em longo prazo, a clareza nos objetivos também o ajuda a estudar de maneira mais focada. É interessante já saber onde se quer estagiar, quais os professores de referência da instituição e quais oportunidades o mercado oferece. Isso o ajuda tanto no momento da escolha quanto durante a pós-graduação.
Após a formatura em medicina, é comum pensarmos que a residência médica é o caminho natural a se seguir. Embora essa seja a escolha de muitos médicos, no entanto, é necessário pensar fora da caixa e enxergar outras opções.
Você sabia, por exemplo, que residência não é o mesmo que especialização? A residência é considerada um curso lato sensu, que permite imersão intensa no campo de prática por um tempo maior. Seu período varia entre 2 e 5 anos, dependendo da especialidade escolhida.
Já a especialização é um curso de curta duração, geralmente, de 360 horas. Diferentemente da residência, ela não fornece titulação (por exemplo, de neurologista); por outro lado, as especializações contam necessariamente com professores altamente gabaritados, já tendo necessariamente um diploma no mestrado e/ou doutorado.
As especializações permitem e auxiliam o profissional a encarar situações mais específicas do cotidiano, destacando-se no mercado de trabalho. Em algumas áreas de atuação, como nas auditorias médicas, é necessária uma especialização específica para atuar.
Uma das principais características que você deve levar em consideração, independentemente de sua especialização de escolha, é a instituição de ensino. É por isso que nós, da CEEN Medicina, prezamos pela excelência e pela conduta ética na pós-graduação médica.
Estamos em Goiânia desde 2001, trazendo maiores oportunidades e resultados para a região. Contamos com um amplo leque de cursos de pós-graduação, que cabem no seu bolso e na sua rotina. Além de manter um corpo docente de excelência nas mais diversas áreas, nossa infraestrutura conta com garagem própria, salas de aula climatizada e atendimento personalizado.
A escolha da especialização em medicina é um marco na vida de qualquer profissional. Ter em mãos as variáveis que envolvem essa escolha pode ser primordial para tomar uma decisão correta e garantir seu sucesso no futuro.
Se você, assim como nós, também acredita que o investimento na educação continuada é ideal, aproveite a oportunidade: entre já em contato conosco e conheça-nos melhor!
[rock-convert-cta id=”3310″]