Já se foi o tempo em que os enfermeiros eram somente auxiliares dos médicos nos…
A carreira na área de Enfermagem oferece boas oportunidades, seja em grandes centros, seja em municípios do interior. Existem também boas perspectivas para enfermeiros concursados, principalmente para profissionais que têm uma pós-graduação e, portanto, são especialistas em determinados campos.
São vagas em âmbito municipal, estadual e federal para atuação em hospitais, postos de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade de Saúde da Família (USF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretarias de Saúde, entre outros órgãos — nos quais o enfermeiro assume, inclusive, uma função ocupacional.
Quer conhecer os diferenciais da carreira pública de enfermagem, as áreas de atuação para os profissionais concursados e como se preparar para conseguir ser aprovado nesses certames? Continue acompanhando nosso post!
Quem faz o curso superior de Enfermagem pode crescer na carreira tanto no setor privado como no público, em que é preciso a aprovação em concurso para assumir a vaga. Há diversas vantagens para o enfermeiro concursado, como:
Muitos certames exigem, como pré-requisito para assumir o cargo, que o enfermeiro tenha um curso de pós-graduação. Em outros, ter uma especialização conta pontos no resultado do concurso, fazendo com que o candidato saia na frente e conquiste a tão sonhada vaga no setor público.
Veja, a seguir, as principais áreas de atuação para o enfermeiro concursado.
Em toda cirurgia, é preciso ter um ou mais enfermeiros qualificados para prestar todos os cuidados ao paciente e auxílio aos médicos. O profissional especializado em Enfermagem Cirúrgica tem o conhecimento e as habilidades para preparar o paciente, separar materiais, verificar o andamento dos trabalhos (antes, durante e depois da cirurgia), entre outros pontos.
A pós-graduação vai preparar o enfermeiro, na teoria e na prática, para lidar com essas questões e também com as tecnologias direcionadas para essa área. O objetivo é que os procedimentos no centro cirúrgico sejam mais organizados e otimizados, atentos à segurança e ao bem-estar do paciente.
O enfermeiro concursado pode atuar no segmento de Cuidados Intensivos, ou seja, na UTI. A pós-graduação vai prepará-lo para prestar atendimento — junto a uma equipe multidisciplinar — a pacientes em estado crítico.
Com o curso, ele adquire o conhecimento e as habilidades para lidar com o histórico do paciente, administrar medicamentos e curativos, monitorar sinais vitais, manusear as tecnologias de uma UTI, além de realizar medidas de higienização, com foco em um atendimento humanizado.
Um campo de atuação para os enfermeiros concursados é o de Emergência e Urgência. São profissionais que precisam ter conhecimento técnico para atender com agilidade crianças, adultos e idosos, tanto no pré-hospitalar quanto no intra e inter-hospitalar.
Nessa especialização, está incluído o curso de Suporte Básico de Vida, da American Heart Association, em que o enfermeiro é treinado para realizar uma sequência de etapas de atendimento ao paciente em risco de morte sem a necessidade de manobras invasivas.
Profissionais podem atuar em hospitais públicos na Gestão de Bloco Cirúrgico, administrando a central de material e esterilização e os setores de instrumentação cirúrgica e de recuperação anestésica.
Eles têm a responsabilidade de garantir a eficiência e padronização dos processos, organizar o uso das salas cirúrgicas e liderar equipes para o bom andamento das cirurgias, incluindo o pré e pós-operatório.
Além disso, é importante que o enfermeiro dessa área conheça muito bem os protocolos, as legislações e as diretrizes hospitalares.
O enfermeiro concursado encontra oportunidades também na Saúde Pública, voltada para a Atenção Básica. Assim, pode trabalhar em equipes multidisciplinares de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios — na área de prevenção e promoção da saúde.
A especialização nesse segmento traz conhecimentos sobre políticas públicas, epidemiologia e bioestatística, grupos vulneráveis, administração em serviços de saúde, planejamento estratégico para essa área, entre outros temas.
A área ocupacional também tem espaço no setor público. O enfermeiro fica responsável pelo atendimento de autoridades e servidores e realiza projetos voltados para prevenção e promoção da saúde e também para a qualidade de vida dos colaboradores.
Com a pós-graduação na área, o profissional torna-se apto a lidar com doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Aprende também noções sobre políticas públicas de saúde do trabalhador, toxicologia no trabalho, além de questões de segurança no ambiente organizacional.
Se você quer se tornar um enfermeiro concursado, é importante ficar atento ao lançamento dos concursos para não perder o prazo de inscrição. Depois de inscrito, o candidato deve ler atentamente o edital para saber quais são os pré-requisitos e temas solicitados na prova.
A concorrência é grande, e, por isso, é necessário estudar bastante e se manter atualizado em seu segmento. A dica é anotar toda a bibliografia, correr atrás dos livros e não perder tempo. Leia os tópicos principais, faça anotações e revisões. Se possível, faça os exercícios de concursos anteriores para você se acostumar com o estilo de prova e entender em quais temas tem mais dificuldade.
Realizar cursos de pós-graduação em instituições de ensino com boa infraestrutura, corpo docente qualificado e conteúdo programático atualizado será um diferencial para o profissional que deseja ingressar na carreira pública. Isso porque a especialização vai aprimorar seus conhecimentos e suas técnicas, tornando mais fácil a aprovação nesses certames ou garantindo pontos a mais nas provas de títulos.
Agora você já sabe em quais áreas os enfermeiros concursados podem atuar. Se busca salários mais atrativos e estabilidade, faça um curso de especialização, valorize seu currículo e fique mais preparado para fazer essas provas.
Quer crescer na carreira e ficou interessado em fazer uma especialização em Enfermagem? Entre em contato com o CEEN — instituição referência em cursos de pós-graduação para enfermeiros!