Preparar-se para uma entrevista de emprego em enfermagem é um dos obstáculos a serem vencidos…
A história da Enfermagem é ampla e cheia de lutas. A classe tem se valorizado cada vez mais e os profissionais tem conquistado mais campos de atuação para evidenciarem uma ciência forte e consolidada. É por isso que se fala tanto, por exemplo, em enfermagem estética.
A Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia são outras categorias que atuam nessa área hoje e os enfermeiros também ganham espaço para atuarem dentro da Saúde Estética— desde que tenham uma especialização. Isso é fundamental para que ofereçam um serviço de qualidade aos pacientes e exerçam sua profissão dentro da legalidade.
Se você ainda não sabe como exercer a enfermagem estética no Brasil, continue conosco. Neste artigo, respondemos as principais dúvidas sobre o tema. Confira!
Uma das maiores dúvidas dos profissionais se refere à legislação do campo estético — afinal, o enfermeiro pode exercer os procedimentos legalmente? Ainda que a resposta seja positiva, existem diversos cuidados que ele deve ter para estar de acordo com a lei, tendo em vista as mudanças na regulamentação.
Em 2014, foi liberado um parecer técnico afirmando que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) percebe a relevância que esse novo campo apresenta para os profissionais. Nele, consta que os procedimentos estéticos deveriam ser liberados para todos os enfermeiros.
Sendo assim, em 2016, entrou em rigor a resolução 529/16, autorizando a prática legal dos enfermeiros especialistas em saúde estética. Segundo ela, há uma série de ações que o profissional pode realizar na sua clínica privada, proporcionando mais oportunidades no mercado de trabalho.
Em 2017, no entanto, essa resolução foi revogada. Isso fez com que o movimento de legalização se tornasse muito mais intenso. Assim como nas demais categorias o processo da Enfermagem Estética ainda não foi julgado e aos poucos vamos tendo nossas vitórias. A classe tem investido em educação continua para que estejam cada vez mais capacitados para atuarem dentro de sua resolução e do exercício profissional da enfermagem.
A Resolução Cofen 626/2020 que busca trazer segurança jurídica e assegurar a atuação de enfermeiras(os) na área da Estética, discorre que: “CONSIDERANDO as decisões judiciais proferidas nos autos do processo nº 0804210-12.2017.4.05.8400, da Quarta Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, e do processo nº 0020776-45.2017.4.01.3400, da Quarta Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, em que ambas reconhecem a legitimidade de o Enfermeiro poder atuar na área de Estética, exceto nos procedimentos constantes nas referidas decisões, eis que mantiveram, parcialmente, a Resolução Cofen nº 529, de 9 de novembro de 2016, que trata da atuação do Enfermeiro na área da Estética;” e também “CONSIDERANDO a necessidade de o Conselho Federal de Enfermagem adequar a Resolução Cofen nº 529, de 9 de novembro de 2016, às decisões judiciais referidas;” RESOLVE: aprovar a normatização da atuação do Enfermeiro na área de Estética.
A atuação de enfermeiras(os) na área de Estética é uma realidade no Brasil e no mundo. Regulamentar os procedimentos e recursos terapêuticos disponíveis contribui para a segurança dos pacientes e profissionais.
Assim, você já deve imaginar que existem muitas oportunidades e possibilidades no mercado na área da enfermagem, não é mesmo?
O que leva um enfermeiro esteta ter mais chances de conquistar reconhecimento — sobretudo se investir no atendimento individualizado e personalizado.
A seguir, listamos as principais técnicas que você pode desenvolver na clínica. Lembre-se, no entanto, de que é fundamental ter uma especialização de qualidade para que os atendimentos sejam feitos de forma ética e profissional. Vamos lá?
Atualmente, a acupuntura é um dos procedimentos que mais trazem retorno — financeiro e pessoal — para os profissionais. Em 2018 mais uma luta vencida, o COFEN ganhou uma ação judicial contra o Conselho Federal de Medicina (CFM), liberando-a para os enfermeiros.
Assim, se você deseja seguir carreira autônoma, pode — e deve! — Para atuar como Acupunturista você precisa investir na especialização de acupuntura e enquanto enfermeiro esteta você pode investir em cursos livres do ramo da acupuntura estética.
Agora, você deve estar se perguntando: quais são esses outros procedimentos de enfermagem estética? A resolução 606/2019 permite que você abra seu próprio consultório e conquiste melhores oportunidades, fazendo com que o paciente fique mais seguro, além de proteger o próprio profissional contra uma atuação antiética.
Veja os principais métodos a seguir que devidamente especializado e habilitado o enfermeiro esteta pode atuar!
Além de realizar as demais atividades de Enfermagem Estéticas não relacionadas à prática de atos médicos previstos na Lei 12. 842/2013.
Lembra que, no início deste artigo, comentamos sobre a importância de investir em uma especialização? Uma das indicações legais para que você possa atuar na área de enfermagem estética é justamente ter uma pós-graduação comprovada. É a partir dela que os profissionais aprendem a executar corretamente todos os procedimentos.
Além disso, as disciplinas orientam como é feito o acompanhamento pelo Representante Técnico e como o trabalho multidisciplinar deve acontecer. Isso faz com que você consiga oferecer a seus pacientes um serviço de maior qualidade — tornando-o referência no mercado.
Indo um pouco mais além, é interessante investir não somente na especialização, mas também em cursos técnicos relacionados a procedimentos específicos, como a acupuntura. Assim, é possível aprimorar a técnica e otimizar o trabalho.
Percebeu como a enfermagem estética abre diversas possibilidades para a sua carreira? Hoje, muitas pessoas buscam técnicas inovadoras para melhorar a autoestima. Investindo nessa área, você consegue disponibilizar um trabalho seguro e confiante para seus pacientes, oferecendo mais qualidade de vida a eles.
Gostou das informações do post e acha que essa carreira é para você? Então, aproveite que está aqui e confira agora mesmo a nossa pós-graduação em Enfermagem Estética!