Um passo importante para a realização pessoal é a escolha da carreira. Vemos muitos jovens…
Se você ainda está na dúvida sobre qual curso escolher, você veio ao lugar certo!
No post de hoje vamos falar sobre o curso de Enfermagem, um dos cursos mais concorridos, mas, se trata de uma carreira promissora!
Fique tranquilo, hoje vamos trazer todas as informações que você precisa saber para não ter mais dúvidas qual curso escolher.
Você sabia que o curso de enfermagem é um dos que mais oferece emprego no Brasil?
A partir de hoje você vai conhecer melhor sobre o curso de enfermagem, pois é uma profissão que tem como objetivo amor ao próximo!
A Enfermagem é um estudo que tem como objetivo colocar em prática tratamentos de doenças e enfermidades, buscando sempre visar o cuidado humanizado ao paciente.
Esse cuidado pode ser exercido apenas a um paciente ou várias pessoas de uma comunidade.
A Enfermagem é uma profissão que une pessoas formadas por técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.
Entretanto, atuam na mesma área, mas possuem cargos e funções diferentes.
Um profissional de enfermagem nunca deve exercer o papel de médico e tentar receitar remédios para possivels clientes, pois pode ser que você receite alguem comprar misoprostol, mas não saiba que é proibido sem receita.
O curso de Enfermagem, seja de ensino superior ou técnico, tem como finalidade constituir mais profissionais capacitados para atuarem na prevenção, proteção e resgate da saúde das pessoas.
Os profissionais da área da saúde trabalham sempre em conjunto com outros profissionais da área.
Durante todo o curso de enfermagem, o aluno é capacitado para avaliar melhor o quadro de saúde do paciente, tendo em vista a tomada de decisões que baseiam-se na ética e no compromisso dos conhecimentos. O curso de Enfermagem vai exigir do estudante se manter sempre atualizado, através de estudos contínuos.
Diferente de outros cursos da área da saúde, a Enfermagem tem como base o cuidado humanizado com os pacientes.
Boa parte do curso de Enfermagem tem como foco questões éticas voltadas para a saúde pública.
Como atuam diretamente com pessoas, os enfermeiros possuem capacidade psicológica para saber a melhor maneira para compreender e se relacionar com os pacientes.
O Ministério da Educação é o órgão responsável por determinar a carga horária de todos os cursos de ensino superior no país.
Segundo o órgão, o curso de Enfermagem possui uma carga horária mínima de quatro mil horas.
Porém, algumas universidades podem distribuir essas 4.000 horas em quatro anos de duração total do curso de Enfermagem.
Entretanto, não são todas as universidades que atuam dessa maneira, o comum é encontrar cursos de Enfermagem com duração de cinco anos, da mesma maneira como em outras graduações da área de saúde.
Dessa maneira, 20% do total das horas deve ser dedicado ao estágio que é obrigatório, e ocorre nos últimos períodos do curso de Enfermagem.
Existem profissionais com formação de nível médio já atuando no mercado de Enfermagem, pois optaram pelos cursos técnicos que tem duração de de dois anos.
O enfermeiro com seus conhecimentos adquiridos no curso, possui capacidade suficiente para ser responsável pela prevenção e o cuidado com a saúde dos pacientes que estão sob seus cuidados.
Juntamente com a equipe de saúde, o enfermeiro participa de ações que têm como foco auxiliar para uma qualidade de vida melhor para a população.
Segundo o Conselho Regional de Enfermagem, o COREN, o respeito à vida e a dignidade são partes fundamentais do trabalho de um profissional da área da saúde.
Um profissional de saúde sempre deve respeitar as regras do seu conselho e nunca receitar nada, pois afinal você não é um médico.
Se você receitar uma sibutramina para um paciente, pois se o mesmo pesquisar para comprar sem receita na internet, ele comprará e caso dê algum problema, sempre será ruim para quem receitou.
Por trabalhar diretamente com pessoas em situação vulnerável, é função do enfermeiro ter sensibilidade, empatia e grande conhecimento técnico. Afinal, o profissional de Enfermagem é a pessoa que está mais próxima e que faz o primeiro contato com o paciente assim que chega ao hospital.
Por isso, o perfil de um enfermeiro é: