Um passo importante para a realização pessoal é a escolha da carreira. Vemos muitos jovens…
Vivemos em um mundo onde cada vez mais se torna muito importante as relações humanas, pois através desta ocorre o desenvolvimento humano.
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.
Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
Conhecer o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma pessoa, principalmente a faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, pois sabemos que para se ter relações vários são os fatores que as envolvem. As relações nos proporcionam maior aptidão para a observação e interpretação dos comportamentos.
As relações humanas são muito importante, e muitas vezes em virtude da tecnologia crescente, estas relações a cada dia estão extinguindo-se dando espaço para as relações virtuais.
Quando nos referimos ao mundo corporativo, institucional, empresarial, de negócios, nota-se que as formas de comunicação cada vez mais passam para o lado da conectividade, ou seja, das mensagens por aplicativos, e-mails, protocolos, sistemas entre outros, fazendo com que cada dia as pessoas percam suas relações humanas ou melhor distanciam-se, gerando a partir daí um elemento chamado CONFLITO.
Desacordo interno ou externo, resultante de diferenças de idéias, valores ou sentimentos entre as pessoas, ou ainda, conseqüência esperada, já que as pessoas possuem valores, crenças, formação e metas diferentes, e também , competição e expectativas de papéis definidas insatisfatoriamente sendo estas as fontes freqüentes de conflitos nas organizações.
Os conflitos podem dividir-se em:
CONFLITO INTERPESSOAL: Conflito entre duas ou mais pessoas. Muito presente em equipes, grupos de pessoas, em universidade, escolas, empresas, corporações. Este conflito é uma rotina e uma dificuldade para gestores e líderes.
Observa-se este conflito notoriamente, pois os indivíduos possuem uma característica, tendência (muitas vezes cultural), a juntar-se a outras pessoas e grupos com afinidades, ou seja, parecidos com ela, tornando a curto prazo a relação perfeita, porém traz um impacto negativo quando ocorrer a possibilidade de mudança ou troca de pares.
CONFLITO INTRAPESSOAL: Conflito com o próprio indivíduo. Batalha interna, que gera e resulta em ansiedade, agitação, desmotivação, desleixo. A auto-percepção e consciência acabam deturpando-se,levando a um agravamento e danos à saúde do individuo. Um profissional com este conflito pode colocar tudo a perder frente a equipe, pois tentará resolver os seus “problemas” frente ou junto a equipe, sendo muito fácil a identificação da transferência do seu problema para a equipe ou liderados.
CONFLITO INTERGRUPAL: Conflito entre dois ou mais grupos de pessoas, departamentos ou organizações (torcidas organizadas, setores, empresas concorrentes).
Este tipo de conflito também é muito comum, e irá exigir certo amadurecimento de 1 ou mais elementos do grupo ou equipe. O conflito intergrupal, possui uma característica distinta dos citados acima, pois será necessário a colaboração, entendimento, força de vontade e abdicação der elementos do grupos para realizar, disseminar o acordo. Se administrar conflito não é uma tarefa fácil, quando reunimos um grupo inteiro contra outro grupo criando assim suas diferenças e consequentemente conflitos, essa relação torna-se cada vez mais difícil.
Administrar conflitos exige habilidades e competências que irei abordar e explanar no meu próximo artigo. Fique ligado.
O CEEN Pós-graduação desenvolveu um treinamento especifico para profissionais de enfermagem que buscam aperfeiçoar suas habilidades em liderança e se destacar no mercado de trabalho como um profissional de alta performance
Conheça o curso Leader Nurse – Liderança para Enfermeiros:
Faça já a sua inscrição na próxima turma:
Se preferir, fale DIRETAMENTE com uma de nossas consultoras de sucesso pelo whatsapp e tire todas as suas dúvidas sobre este curso: