Contratar secretária é uma tarefa desafiadora devido à complexidade desse processo, pois é fundamental observar…
Empreender na área médica pode ser uma boa solução para quem deseja começar a trabalhar na sua especialização e ter uma maior independência financeira. Isso porque tal situação aumenta as chances de você se tornar um médico conhecido na sua área e alavancar sua carreira.
Contudo, muitos profissionais têm dúvidas sobre como dar os primeiros passos para conquistar esse objetivo. Se esse é o seu caso, continue lendo, acompanhe nosso passo a passo de como montar um consultório médico e tire suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!
Antes de qualquer coisa, escolha qual será o diferencial do seu consultório: será sua especialização em algum tema? Um procedimento diferenciado? O uso de uma tecnologia que ainda não está presente na região?
Por que essa escolha deve vir logo no início? Porque todos os demais pontos dependem dela. Por exemplo, se o diferencial do seu consultório na área de dermatologia é a aplicação de depilação a laser, as escolhas sobre o que deve ser adquirido, levantamento de custos, divulgação, entre outras, serão orientadas com foco em ressaltar essa característica.
Outros diferenciais podem ser, por exemplo:
exames diferenciados que podem ser realizados dentro do consultório;
especialidade no diagnóstico e acompanhamento de uma determinada doença (como ser especialista no tratamento de Mal de Alzheimer);
uso de aparelhos modernos para exames clínicos;
infraestrutura moderna para que a pessoa se sinta confortável enquanto espera o atendimento;
horários de atendimento diferenciados (como antes das 8h ou depois das 19h), possibilitando que pessoas com horário de trabalho fora do convencional sejam atendidas.
A partir da definição do diferencial, é hora de colocar na ponta do lápis todos os itens necessários para abrir o consultório. Isso vai desde os itens básicos para o atendimento até móveis, maquinário, equipamentos de exame, insumos (como luvas descartáveis, máscaras, entre outros), passando pela contratação de pessoal e levantamento de documentos obrigatórios para a abertura do consultório.
Faça um checklist com todos esses pontos, por ordem de prioridade, sobre aquilo que é imprescindível para o funcionamento cotidiano e aquilo que pode ir sendo adquirido aos poucos, de acordo com o crescimento do consultório.
Pense também em questões de infraestrutura, como contratação de água, luz, telefone e internet.
Agora que você sabe o que precisa de imediato, é importante realizar o levantamento de custos, para saber qual o valor inicial que deverá despender para abrir seu negócio. Para isso, é importante que você pesquise os fornecedores e seus respectivos valores. No entanto, lembre-se: principalmente na área médica, o barato pode sair caro. Portanto, é essencial avaliar não só o valor, mas também a qualidade dos insumos.
Por exemplo, você pode encontrar luvas descartáveis baratas porém de qualidade duvidosa, que tendem a arrebentar durante o procedimento. Isso é perigoso para o profissional, já que elas funcionam como uma barreira higiênica importante.
Quem você deseja atender? Qual o tipo de cliente você quer receber em sua clínica: um perfil mais popular ou pessoas que vão realizar procedimentos com um maior custo para realização?
Isso é relevante, pois influencia a escolha da localização da clínica, o design interno do local, os tipos de procedimentos que serão oferecidos, os valores das consultas, como será feito o marketing para esse perfil, entre outros.
Para se destacar, é pertinente pesquisar como é o mercado da região na área em que deseja trabalhar: há uma alta demanda pelos procedimentos que deseja proporcionar para os clientes? Existe uma concorrência pesada no setor? Quais são as brechas abertas para que você possa atuar?
As respostas a essas perguntas são essenciais para que você determine o perfil que será predominante na sua clínica, proporcionando aquilo que seu público deseja, mas não consegue por não ter expectativas e necessidades atendidas.
Em muitas regiões, há carência real de determinados profissionais e especialistas, de forma que, se você cobrir essa lacuna, terá um grande potencial a explorar.
Um consultório médico não é feito apenas do profissional especializado na área de saúde. Você pode — e deve — contar com colaboradores de apoio para otimizar suas rotinas.
Pessoas que atuam na recepção são fundamentais para efetuar o agendamento de consultas, confirmar e realizar remarcações, organizar a documentação referente às autorizações de planos de saúde etc.
Há também aqueles que não estão dentro do consultório todos os dias, mas que exercem um papel importante para os profissionais, tais como:
diaristas;
contadores;
gestores financeiros;
advogados.
Para que sua clínica consiga sua primeira clientela, é crucial investir em meios de divulgação eficientes, a fim de conseguir atrair a atenção do público-alvo, levando-o a conhecer o diferencial do seu negócio.
Entretanto, é indispensável compreender que há uma legislação que limita as ações de marketing para instituições de saúde, e você deve segui-la à risca. Isso prevenirá problemas que possam comprometer seu negócio, como também evitará a suspensão do seu registro no CRM e outras sanções.
Todos os pontos que você viu para o funcionamento da clínica já foram acertados e estão dentro do seu escopo financeiro? Já adquiriu equipamentos, móveis e insumos? Realizou o registro necessário para cumprir as obrigações legais? Começou a divulgar? Então é hora de abrir as portas da clínica e começar a atender.
Se você seguiu todos os passos, pode estar bem confiante de que o sucesso é quase certo. Basta exercer suas atividades com qualidade e excelência e priorizar um atendimento humanizado. Com isso, você verá sua lista de pacientes crescer rapidamente, bem como alcançará suas conquistas profissionais desejadas.
Agora você sabe como montar um consultório médico desde o princípio e aproveitar as brechas de mercado existentes na sua região para sua área de especialização. Quer mais dicas interessantes para impulsionar sua carreira na área médica? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas atualizações diretamente em seu feed de notícias!