A segurança do paciente sempre deve estar em primeiro lugar. Por isso, os cuidados de…
Toda pessoa que é admitida em um serviço de saúde busca a resolução de seu problema, porém, o que muitos não sabem é que, ao entrar em um hospital, ela está também exposta a riscos relacionados com o cuidado em saúde. Por isso, as instituições precisam garantir a segurança do paciente, que é definida como a redução aceitável do risco de dano desnecessário, associado à assistência médica.
O avanço das tecnologias em saúde têm feito o cuidado se tornar cada vez mais complexo e efetivo, porém, ao mesmo tempo, ele tem se tornado potencialmente mais perigoso. Dessa forma, é imprescindível que a segurança do paciente seja levada em consideração para o alcance de uma assistência de qualidade.
No texto de hoje, falaremos sobre a relação entre segurança do paciente e qualidade no serviço de saúde, variáveis que caminham sempre juntas. Acompanhe!
Pode parecer óbvio, mas um dos pontos mais importantes relativos à segurança do paciente é sempre colocá-lo como a prioridade do cuidado, em todos os momentos da assistência (diagnóstico, tratamento, cura e acompanhamento). Isso significa que outras variáveis relacionadas ao cuidado deixam de ser centrais e passam a auxiliar a visão integral e focada no paciente.
Para que essa abordagem funcione, é preciso promover, dentro das instituições, a parceria entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. Além disso, os próprios pacientes precisam estar cientes dos seus direitos no hospital, como:
Os pacientes e familiares devem ser envolvidos no tratamento da pessoa, em vez de as decisões serem feitas de forma vertical do profissional de saúde para o usuário.
Outro ponto importante diz respeito ao envolvimento do paciente com a sua própria segurança. Isso ajuda os profissionais a não cometerem erros e aumenta a garantia de um cuidado de qualidade.
Um serviço de saúde nada é sem a sua equipe de profissionais, e a qualidade da assistência prestada reflete a capacitação desses funcionários. Manter uma equipe bem preparada e estruturada é essencial para oferecer um serviço de qualidade. O ideal é formar uma equipe técnica de alto nível, com uma equipe multidisciplinar (diferentes áreas de saúde juntas) que pode olhar para a saúde do paciente de maneira mais abrangente.
O trabalho em equipe bem-feito é considerado um dos pontos mais importantes na garantia da segurança do paciente, pois:
Os gestores dos serviços de saúde devem investir em cursos, treinamentos e capacitações, que são o que conferem o conhecimento teórico e prático para que os profissionais possam atuar de acordo com protocolos consagrados e com segurança.
A cultura de segurança em um serviço de saúde diz respeito a um ambiente no qual todos os trabalhadores assumem responsabilidade pela sua própria segurança, segurança dos colegas, pacientes e familiares. Outras características dessa cultura incluem:
O serviço de saúde com uma cultura de segurança deixa de acreditar que “o profissional de saúde não erra”, e passa a aceitar que todos os profissionais têm o potencial de errar, porém há maneiras de prevenir e corrigir esses erros. O erro deixa de ser punido e passa a ser entendido e investigado.
Essa maneira de pensar ajudar a aumentar a segurança e a qualidade nos serviços, pois há maior transparência e oportunidade de melhora.
A atuação da equipe de saúde com foco no paciente e voltada para segurança e qualidade depende da gestão estratégica por parte dos gestores. Eles, como líderes, têm o papel de incentivar os profissionais de saúde a aplicarem as medidas de segurança, fazendo-os se sentirem protegidos e apoiados em todas as questões relativas ao ambiente de trabalho.
Algumas ações de gestão estratégica para garantir segurança e qualidade são:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) junto à Join Commission International (JCI) criaram as metas internacionais de segurança dos pacientes. Os estabelecimentos de saúde podem usá-las como base para definir suas estratégias de segurança. Elas são:
A segurança do paciente e a qualidade do serviço devem ser prioridades do gestor de qualquer estabelecimento se ele deseja aprimorar a assistência e aumentar a satisfação dos usuários. Uma boa alternativa para esses profissionais é realizar uma pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde, que os prepara melhor para o planejamento e execução da gestão.
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