Você sabe que, para crescer na carreira de saúde, é importante se manter atualizado com…
Atualmente, acompanhamos um crescimento exponencial nos veículos de comunicação. Embora os benefícios desse fenômeno sejam evidentes, ele também traz novos desafios — a disseminação de notícias em larga escala também nos obriga a procurar fontes confiáveis e baseadas em evidências científicas. E, para isso, os blogs sobre saúde podem ajudar.
É importante que médicos reconheçam as diferenças entre textos de blog e textos científicos — como os que lemos no PubMed, por exemplo. Embora alguns blogs se baseiem em artigos e informações confiáveis, invariavelmente, haverá um toque de opinião pessoal. Por esse motivo, é imprescindível encontrar sites confiáveis e atualizados.
Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos, a seguir, 7 blogs que todo profissional de saúde deveria acompanhar. Além de assuntos científicos, eles também tratam de alguns temas, como investimentos ou carreira médica. Confira, a seguir, nossa seleção!
A rotina do consultório médico envolve muitos temas específicos, como contato com pacientes, movimentações financeiras ou indicadores de desempenho. Convenhamos, caso você seja o único médico da família, esses não são assuntos interessantes para um almoço de domingo. Para se manter atualizado sobre eles, o Consultório 2.0 pode ajudar.
O blog trata de diversos assuntos do cotidiano médico, fornecendo dicas da profissão, insights e curiosidades. Ainda que seus textos não sejam científicos, eles podem ajudar em aspectos da Medicina que não foram abordados na faculdade; afinal, nem tudo está nos livros, nos artigos ou nos protocolos.
O blog da Pebmed se destaca na internet pelos seus artigos fáceis de ler e que prezam, ao mesmo tempo, por fontes confiáveis. Diferentemente do Consultório 2.0, que foca aspectos não técnicos da profissão, o Pebmed busca capacitar seus leitores de maneira fácil e didática.
A empresa é a mesma que fornece o Whitebook, um dos aplicativos mais utilizados na atenção primária. Esse é outro motivo pelo qual podemos confiar em suas informações — já que elas também são usadas na prática clínica de milhares de médicos especialistas e generalistas.
No blog da Pebmed, além de artigos, você também encontra questionários e testes para avaliar seu conhecimento sobre determinado tópico. Além disso, ele também conta com um podcast próprio, com episódios curtos que podem ser ouvidos em qualquer lugar.
Se você já procurou por um software para sua clínica, esse nome pode ser familiar. O iClinic é, originalmente, um programa que realiza tarefas, como agendamento de consultas, prontuário eletrônico e centralização de informações da clínica. Como parte de sua estratégia de marketing, eles têm um blog com informações semelhantes às do Consultório 2.0, focadas no cotidiano médico.
Aqui, mais uma vez, o nome da marca importa — por se tratar de um software vendido em todo o Brasil, com alto impacto nas condutas médicas, espera-se alto rigor técnico nos artigos da iClinic. Seus artigos são especialmente úteis aos médicos que já utilizam o software da empresa, ampliando suas possibilidades e explicando como utilizá-lo.
A Medicina, além de uma profissão, é também um investimento — profissionais liberais frequentemente têm que lidar com conceitos na área de Tecnologia da Informação, gestão e flutuação do mercado. Por isso, conhecer uma fonte especializada nos aspectos empresariais da Medicina pode ajudar.
O Saúde Business foca essa demanda, explicando conceitos não médicos que auxiliam no cotidiano dos profissionais. Dentre os assuntos abordados, estão o impacto da Inteligência Artificial, telemedicina, projeções para o futuro tecnológico da Medicina e prontuários eletrônicos. Vale a pena dar uma olhada e atualizar-se sobre esse assunto, que promete mudar cada vez mais a rotina médica.
A nutrição, para médicos que não lidam diretamente com ela, pode ser uma área negligenciada da formação médica. No entanto, ela está cada vez mais valorizada no mercado — e a demanda dos pacientes por orientação, invariavelmente, surgirá. Para esses momentos, você precisará de uma fonte especialista em nutrição, como a Nutrisoft Brazil.
O Nutrisoft é um software que coloca o nutricionista dentro da rotina alimentar do paciente; por isso, seu blog profissional é voltado especificamente para nutricionistas. Ainda que essas mesmas informações possam facilmente ser adaptadas para a rotina médica, é de se esperar um alto rigor científico, dado o público-alvo do blog.
Esse nome certamente você já conhece, ou ouviu falar. O Dr. Drauzio Varella é um oncologista brasileiro, amplamente conhecido devido aos seus esforços na popularização do conhecimento médico. Ele também assina um blog, que traz informações tanto para profissionais na área da saúde quanto para pacientes. Por isso, seu estilo é mais didático e seus textos são intuitivos e fáceis de ler.
O blog do Dr. Drauzio Varella se destaca pelo rigor técnico e, mais uma vez, pela autoridade na área. Nele, você sabe que os artigos são assinados por um profissional médico, que compartilha das mesmas diretrizes e preocupações que você. Isso traz aos artigos um ar de conversa casual, facilitando a transmissão de informações para quem é da área.
O Hospital Israelita Albert Einstein é considerado um dos melhores — se não for o melhor — hospitais do Brasil. Premiado nacional e internacionalmente, ele é referência nas áreas de cardiologia, ortopedia, cirurgia, oncologia e neurologia. Dado ao impacto de seu nome, você sabe que as informações em seu blog são confiáveis e sérias.
O blog do Albert Einstein não é exclusivo para médicos. Ele foca dicas para uma vida saudável, explicando desde curiosidades sobre a saúde até o mecanismo de doenças. Ainda que não seja exclusivamente técnico, no entanto, ele é baseado em informações científicas de ponta; afinal, um hospital tão famoso não poderia arriscar deixar passar uma informação equivocada.
A busca por informações corretas, confiáveis e baseadas em evidências científicas faz parte do médico do século XXI. Além de fontes de informação oficial, meios digitais como séries médicas ou blogs sobre saúde podem ajudar. Escolhendo cuidadosamente suas fontes, você garante estar sempre atualizado e educa-se em diferentes áreas relevantes.
Se você gostou de conhecer mais sobre esses blogs, certamente, seus amigos também se beneficiarão deles. Por que não nos ajuda a disseminar conhecimento e compartilha este post em suas redes sociais?