Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontou que, do total de atendimentos relacionados…
Você sabia que grande parte das paradas cardíacas não acontece nos hospitais? Em muitos casos, elas acontecem em casa ou em lugares públicos, assustando quem está ao redor. Nessas situações, um profissional da saúde pode aparecer e realizar os atendimentos de primeiros socorros antes mesmo de a ambulância chegar. No entanto, o que garante que ele saberá o que fazer? Nós respondemos: o curso Basic Life Support (BLS).
Esse treinamento fornece aos profissionais uma série de técnicas de salvamento para auxiliarem as vítimas de paradas cardiorrespiratórias antes de o apoio hospitalar estar presente. Isso é feito por meio de três métodos principais: reanimação, estabilização e desfibrilação.
Como você já deve ter percebido, o BLS apresenta muitas vantagens, tornando-se um treinamento de grande importância para dar início à sua carreira de sucesso. Para saber mais sobre ele, continue lendo o nosso artigo! Separamos os principais benefícios do curso para você.
Não precisamos comentar que o salvamento imediato de vidas é o tópico mais importante da nossa lista, não é mesmo? Qualquer profissional da área da saúde deve colocar o bem-estar dos seus pacientes em primeiro lugar, auxiliando-os a manter uma boa qualidade de vida a partir de tratamentos éticos e respeitosos.
Quando você encontra uma situação no seu cotidiano de alguém que precisa de um atendimento especializado após uma parada cardiorrespiratória, com os conhecimentos do curso Basic Life Support, pode oferecer um tratamento qualificado e garantir que a ocorrência não seja fatal.
Isso independe de a sua atuação acontecer junto ao SAMU ou ser espontânea, quando se deparar com uma situação parecida na sua residência ou em locais públicos. Assim, ao conhecer as técnicas de reanimação, estabilização e desfibrilação, fica muito mais fácil prestar o auxílio para o enfermo.
Outra vantagem que o treinamento oferece é a divulgação dos procedimentos corretos de atendimento após uma parada cardiorrespiratória. Muitas vezes, os enfermeiros ou auxiliares não estudaram sobre isso nos seus cursos, fazendo com que fiquem sem ação quando uma situação similar aparece no dia a dia profissional.
Assim, quando você realiza o BLS e investe nesse tipo de conhecimento, torna-se capaz de compartilhar os procedimentos corretos com a sua equipe, bem como com outras pessoas da sua família. Por consequência, as pessoas se tornam mais conscientes do que fazer — e, principalmente, do que não fazer — quando uma situação médica complicada aparece.
Mas, afinal, o que o curso ensina que permite que esses conhecimentos venham à tona na hora do atendimento? Bom, existe uma série de disciplinas que são ministradas no treinamento, como:
A atualização no campo da enfermagem é de extrema importância para você alcançar o sucesso profissional. Afinal, sem conhecer as inovações nas áreas de atuação, fica muito mais difícil explorar outros campos de trabalho e trazer mais reconhecimento para a sua prática, não é mesmo?
É por isso que o curso Basic Life Support agrega não só ao paciente, por meio de cuidados específicos que você terá com ele, mas também à sua carreira, ampliando suas formas de atuação. Vamos pensar em um exemplo para facilitar a compreensão?
Imagine que você está trabalhando em um hospital como um dos profissionais que compõem a equipe do pronto atendimento. Esse é um cargo importante de trabalho, mas, com o BLS, você pode atingir outros departamentos, tornando-se coordenador dessas equipes, por exemplo.
Assim, com mais conhecimento agregado em relação ao tratamento de pacientes em situações críticas, é possível ampliar suas formas de trabalho e conquistar mais reconhecimento na sua profissão.
Você lembra que, no tópico anterior, comentamos que o curso Basic Life Support garante que os pacientes tenham um tratamento de qualidade? Pois é, além de permitir o salvamento imediato, o BLS também faz com que os clientes vítimas de paradas cardiorrespiratórias consigam ser atendidos com eficiência.
Além disso, ao realizar o curso, você amplia suas formas de atuação com pacientes que apresentam sintomas de paradas cardiorrespiratórias, trabalhando tanto de maneira preventiva quanto no manejo da situação clínica. Isso otimiza o quadro do paciente evitando que ele entre em processos de vida ou morte.
E mais: isso não precisa acontecer necessariamente nos ambientes hospitalares. No início do artigo, explicamos que a maioria dos ataques cardíacos acontece em casa ou em espaços públicos. Conhecer as melhores técnicas de salvamento, bem como os sinais que o corpo emite quando começa uma parada, faz com que o indivíduo desenvolva um bom prognóstico, você concorda?
Para concluir nossas dicas sobre as vantagens de investir no curso Basic Life Support, precisamos falar sobre a ampliação das suas redes de contato. Quando estamos buscando o reconhecimento profissional e desenvolvendo uma carreira de sucesso, muitas vezes, focamos somente as especializações e esquecemos a manutenção de boas relações com nossos colegas.
O BLS não foi desenvolvido para enfermeiros, então, pode ser feito por qualquer profissional da área da saúde, como médicos, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e até estudantes desses campos. Estar em contato com essa outra rede promove uma aproximação do seu trabalho com outras formas de atuação, facilitando a geração de oportunidades.
Nesse sentido, fica muito mais fácil desenvolver uma nova estratégia de trabalho, assim como manter-se atualizado na área da saúde. Afinal, você conhece outros trabalhadores que apresentam diferentes perspectivas sobre suas profissões.
Percebeu como o curso Basic Life Support da CEEN só traz benefícios para você e, é claro, para seus pacientes? Ao conhecer as melhores técnicas de salvamento, você consegue oferecer um tratamento qualificado para seus clientes, além de potencializar a sua carreira e permitir que o sucesso apareça.
E então, acredita que esse curso é para você? Aproveite para conhecer seu conteúdo programático e faça parte da nossa turma!