Com o final da graduação chegando, é comum surgir certa dificuldade na escolha da especialização…
Hoje em dia, é difícil imaginar uma vida sem o uso de aplicativos. Eles estão em toda a parte: na comida que você pede, no motorista particular, nas aulas de idioma e também no auxílio profissional. Para quem trabalha na área da saúde, são várias as opções que podem ser adotadas, inclusive o aplicativo de Enfermagem.
Nos tópicos a seguir, você vai conhecer o app que ajuda no trabalho de um enfermeiro, saber como esse sistema funciona e conferir as principais ferramentas disponibilizadas no mercado digital brasileiro. Acompanhe!
A Enfermagem é uma das profissões mais dignas, humanas e nobres que existem. Por conta disso, ela é muito mais analógica do que digital, uma vez que lida diretamente com o ser humano e muitas vezes dispensa o uso de tecnologias.
Porém, com o avanço tecnológico pelo qual o mundo passa, até mesmo a humanizada Enfermagem fica mais moderna. Os profissionais passam a fazer uso de equipamentos e máquinas digitais que auxiliam no trabalho, além dos recentes e importantes aplicativos.
Um aplicativo de Enfermagem pode ter vários segmentos. Existem, por exemplo, aqueles que:
Vale lembrar que é preciso fazer um uso racional desses equipamentos, caso contrário o enfermeiro vai ficar mais no celular do que com o paciente. Apesar dessa cautela, a adoção de algumas ferramentas tem sido muito importante para o avanço da profissão e a melhora do atendimento.
Cada aplicativo funciona de forma diferente. Em primeiro lugar, você deve escolher aquelas opções que vai usar e aprender a forma correta de manuseá-las. A instalação funciona como qualquer outro app: entre na Apple ou Play Store do seu celular, busque pelo nome do programa e baixe-o. Então, basta se cadastrar e começar a usá-lo.
Como dissemos, use apenas o que é necessário para melhorar seu trabalho como enfermeiro. Jamais troque a humanização da profissão pelas novidades tecnológicas, combinado?
Na lista a seguir, você vai conhecer alguns bons aplicativos da área da saúde, para que eles servem e suas vantagens para o ofício de enfermeiro. Veja!
O gotejamento é um trabalho muito comum entre os profissionais de Enfermagem. Saber a quantidade de medicamento que uma pessoa vai receber na veia ou via oral é obrigação do especialista.
Nada melhor do que contar com uma ajuda tecnológica para tal trabalho — por isso a Calculadora de Gotejamento, um aplicativo criado com esse objetivo, é fundamental. Nela, você vai dividir o tamanho das gotas pelo tempo de aplicação e a quantidade de soro para saber quanto de remédio deve ser colocado na bolsa.
Para baixar o app, é só entrar na Apple ou no Google Store e buscar pelo termo “Calculadora de Gotejamento”.
Esse aplicativo não foi criado especificamente para o trabalho dos profissionais da saúde, mas é muito eficaz no que se propõe. O Trello organiza sua vida pessoal e profissional, além de permitir que você divida suas tarefas por dia e horário.
É possível criar fileiras de planejamento, execução, resultados, agenda e informes, entre outras que precisar. Trata-se de uma ótima opção para quem precisa dessa organização mais específica.
O app também está disponível para Android e Apple. Entre no Store do celular e busque por “Trello”. O cadastro é simples e gratuito.
Mais uma boa possibilidade de auxílio no trabalho do enfermeiro é o Cardiograph. Por meio do uso da câmera do celular, ele consegue calcular a frequência cardíaca do paciente e gerar relatórios a partir das diversas medições feitas.
Além permitir um controle sobre a evolução da saúde cardíaca do paciente, o app é bem simples de usar. Você consegue baixá-lo pela Apple ou Google Store.
Essa é uma opção tecnológica para você estudar a respeito dos medicamentos que manuseia e tirar dúvidas de pacientes quando for questionado. O BulasMed tem mais de mil bulas de remédio diferentes em seu sistema: basta buscar pelo nome e ler todas as características daquele medicamento.
O aplicativo também está disponível nos dois principais sistemas operacionais de celulares (iOS e Android).
Quem não conhece o doutor Drauzio Varella, não é mesmo? Ele criou um aplicativo que ensina, de forma didática, quais cuidados devem ser tomados em situações diferentes de emergência.
Trata-se de uma boa opção para o estudo do enfermeiro e também para indicar aos familiares de pacientes, informando e mostrando o que pode ou não ser feito na situação em que a pessoa se encontra.
O aplicativo do doutor Drauzio Varella está disponível no Google Play e na Apple Store. É só baixar e começar a usá-lo!
Para enfermeiros que trabalham na área da saúde mental e psiquiátrica, o ADDS é um dos mais novos apps do mercado para o diagnóstico da depressão. A ferramenta faz uma verdadeira avaliação do paciente em diversos fatores, como histórico familiar, tentativas de suicídio, uso de medicamentos e gestação, para ajudar a definir sua situação atual.
Esse importante aplicativo também está disponível para Android e iOS. Ele é bem simples de usar e pode ser bastante útil para o trabalho de profissionais que lidam com a saúde mental.
Esses são apenas alguns aplicativos disponíveis no mercado. Há muitos outros que podem (e devem) ser utilizados, mas sempre com atenção para não dar mais valor ao celular do que ao próprio paciente.
O ideal é que você utilize mecanismos tecnológicos que tenham a ver com a sua especialização no trabalho. Caso ainda não seja especialista, o momento é de pensar nessa nova etapa, pois só assim você vai poder oferecer o melhor de sua atuação e, ainda, ter opções de aplicativos para ajudar na realização do seu ofício.
Gostou deste conteúdo sobre os tipos de aplicativo de Enfermagem? Então, certamente você também vai se interessar em saber como aliar a segurança com a qualidade do serviço de saúde.
[rock-convert-cta id=”1848″]