A área da saúde está em constante avanço, ao passo que o enfermeiro que quiser…
Com o final da graduação chegando, é comum surgir certa dificuldade na escolha da especialização em Enfermagem. Atualmente, para garantir o êxito profissional em determinadas áreas, é preciso investir no estudo continuado para aprimoramento dos seus conhecimentos.
Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo com as melhores dicas para você escolher a especialização perfeita, que o auxiliará no desenvolvimento de uma carreira de sucesso e em uma inserção certeira no mercado de trabalho. Confira!
O primeiro passo para escolher a melhor especialização é entender quais são os seus objetivos — tanto pessoais quanto profissionais. Afinal, quando há um objetivo em jogo, fica mais fácil reconhecer qual deve ser o caminho a ser trilhado.
Além disso, ao identificar metas claras e objetivas, você tende a se manter na especialização e a dar continuidade nos estudos, garantindo mais notoriedade dentro da comunidade acadêmica e profissional e estabelecendo um bom networking. Como consequência, isso pode aumentar as suas oportunidades de alavancar a carreira.
Sendo assim, avalie as experiências profissionais que você teve durante a graduação, quais temas e rotinas mais chamaram sua atenção e liste os possíveis caminhos a serem seguidos: desejo investir em concursos? Quero me tornar pesquisador? Pretendo trabalhar como gestor? Esses são exemplos de questionamentos a serem feitos.
Com seus objetivos bem estabelecidos, agora é chegado o momento de reconhecer suas afinidades temáticas e teóricas relacionadas à Enfermagem. Durante toda a sua formação profissional, é possível conhecer diversas áreas profissionais que podem ser seguidas de uma especialização.
Dessa forma, você realiza uma especialização de maneira focada, estimula o seu processo de aprendizagem e o seu engajamento com a profissão.
Outro ponto fundamental para escolher a melhor especialização em Enfermagem é analisar a demanda do mercado. Isso não quer dizer que você deve fazer a sua escolha baseada somente naquilo que traz reconhecimento profissional e altos ganhos financeiros.
O ideal é equilibrar as áreas com as quais você tem mais afinidade com aquelas que trazem uma boa conversão e estejam em alta no mercado. Caso consiga harmonizar esses dois aspectos, as chances de garantir a satisfação profissional e a tranquilidade financeira crescem vertiginosamente.
Atualmente, as áreas da Enfermagem com altas demandas são aquelas que apresentam maior liberdade e autonomia para os profissionais, como Enfermagem Obstétrica, Estomaterapia e Enfermagem do Trabalho.
Para realizar uma boa especialização, é fundamental avaliar a metodologia utilizada pela instituição. Cada curso apresenta diferentes técnicas pedagógicas — que podem tanto facilitar a compreensão do conteúdo quanto dificultar.
Por isso, é importante você conhecer o seu estilo de trabalho e estudo e alinhá-lo com as técnicas da instituição. Por exemplo, se você quer seguir a carreira acadêmica e de investigação e gosta muito de aulas expositivas e com apostilas e livros, talvez optar por um curso que tenha como didática fundamental a prática pode não ser a melhor escolha, com riscos de gerar desmotivação.
No entanto, aulas que tragam trabalhos, seminários e artigos para serem lidos e escritos podem estimular o seu conhecimento e garantir um aprendizado de qualidade.
Atualmente, a Enfermagem traz uma grande variedade de especializações, como UTI, UTI Neonatal e Pediátrica, Cardiologia e Hemodinâmica, Gestão de Serviços de Saúde, Urgência e Emergência, Gestão de Bloco Cirúrgico e Saúde Pública — todos eles presentes no CEEN.
Cada um dos cursos apresenta uma grade curricular diferenciada e que segue a metodologia de ensino da instituição. Ao analisar cada uma delas, você poderá identificar quais são as disciplinas a serem estudadas e qual o conteúdo programático de toda a pós.
Com isso, você percebe as correntes temáticas e teóricas seguidas e pode fazer a seleção do curso com base nas afinidades que já listou. Assim, sua escolha fica muito mais voltada para uma área em que o desenvolvimento profissional seja viável.
Depois que você já definiu seus objetivos e reconheceu as grades curriculares e a metodologia disponível, o ideal é conhecer a opinião de quem está realizando o curso. Com isso, você obtém informações sobre qualidade do ensino e infraestrutura, e pode analisar aquele curso se adéqua às metas estabelecidas por você.
Além disso, ao entrar em contato com os alunos, fica mais simples perceber qual é o perfil daquela instituição e o nível de dificuldade exigido por aula, possibilitando uma escolha mais certeira e segura.
Ainda, para complementar a análise do discurso dos alunos, você pode — e deve — pesquisar a fundo a reputação do curso e da instituição de ensino na qual você pretende iniciar as aulas.
A realização de uma pós-graduação é um momento profissional importante, que constitui o seu currículo e potencializa as chances de conquistar o sucesso profissional no futuro. Escolher uma instituição de qualidade faz toda a diferença na sua formação.
Para tornar isso possível, pesquise a avaliação do Ministério da Educação (MEC), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em relação à qualidade da pós-graduação das instituições públicas e privadas.
Além disso, faça uma análise crítica da estrutura da instituição, tendo em vida a necessidade de ela ir ao encontro dos seus objetivos. Por exemplo, se você deseja trabalhar em laboratório, o ideal é que o local tenha uma infraestrutura que englobe um laboratório de ponta.
Por fim, pesquise sobre o histórico da instituição, o seu processo de criação, os valores e as missões, quais são os programas desenvolvidos para a comunidade acadêmica e, se possível, conheça o local para obter uma experiência mais real do funcionamento da instituição.
O processo de escolha de uma especialização em Enfermagem não precisa ser visto como um obstáculo. Considerando seus objetivos e suas afinidades teóricas, a demanda do mercado e a qualidade de ensino, você assegura uma aprendizagem continuada que contribuirá para o seu crescimento profissional.
E então, gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida sobre como escolher a melhor especialização em Enfermagem? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!