É inegável que a enfermagem é uma das profissões mais admiráveis na área da saúde,…
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.
Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. Ex: Apresentei minha proposta de protocolo para o Enfermeiro supervisor e o feedback foi muito positivo.
Na área da Enfermagem, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor, podendo ser o (Enfermeiro) envia uma mensagem para um receptor (Técnico de Enfermagem), através de um determinado canal. A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), podendo ser (Conversas paralelas, questionamento de um paciente ou familiar), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback – a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada (por isso que muitas vezes encontramos conflitos com as tão conhecidas “FOFOCAS”, poio infelizmente o processo de comunicação neste caso não foi assertivo, resultando em um feedback negativo.
Em muitas instituições de saúde, ocorre o que chamamos de Avaliação de Desempenho (AD), ou seja, as instituições programam junto com o departamento de recursos humanos, gestão de pessoas ou departamento de educação continuada ou permanente (vai depender da nomenclatura dada e da estrutura organizacional daquela determinada instituição), elaboram uma escala com quais os funcionários irão participar da tão esperada AD.
Após realizada a AD algumas instituições avaliam, analisam e reformulam (ou não), algumas práticas de acordo com a AD do funcionário, ou seja, de acordo com o retorno do colaborador, porém esquecem ou não se atentam em dar o tão esperado feedback ao colaborador, fazendo com que este colaborador sinta-se, “usado” ou ainda descrente daquele determinado processo de AD, proporcionando assim um clima organizacional completamente negativo por parte deste e de alguns outros colaboradores.
O significado de feedback é utilizado em teorias da Administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.
No âmbito da Psicologia, o feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos.
Em outras áreas como Engenharia Elétrica e Eletrônica, o termo é utilizado para se referir à realimentação de um sistema, ou seja, à transferência do sinal de saída para a entrada do mesmo sistema ou circuito, resultando num aumento do nível de saída (feedback positivo) ou diminuição do nível de saída (feedback negativo). Num sistema de som, refere-se ao retorno de uma fração do sinal de saída de um amplificador ou microfone para a entrada do mesmo, provocando uma distorção do som produzido.
O conceito de feedback também está relacionado com a fisiologia, mas concretamente com a homeostase (mecanismo de auto regulação de desequilíbrios no organismo).
Neste caso, o feedback negativo consiste em uma resposta contrária a um estímulo que causou um desequilíbrio. Por outro lado, o feedback positivo são respostas do organismo que contribuem para o aumento do desequilíbrio causado. EX: Um profissional passou 30 dias em um processo de treinamento sobre uma determinada tarefa ou atividade, após este período ele é colocado para desempenhar o que foi aprendido, no entanto, observa-se que o profissional não conseguiu absorver integralmente o que lhe foi passado no treinamento, apresentando assim um feedback negativo, ou seja, ele foi potencializado e condicionado a um estímulo, porém apresentou um estímulo contrário.
Resumindo, independente da aplicabilidade da palavra feedback, atualmente torna-se muito relevante que as instituições realizem o processo de feedback junto a seus colaboradores e inclusive clientes, assim como as pessoas apresentem feedback a seus pares e circulo de relacionamento, pois este processo torna saudável e mais providencial no quesito Pro atividade, antecipação, identificação precoce de uma possível desordem.
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