Já se foi o tempo em que os enfermeiros eram somente auxiliares dos médicos nos…
Você tem dúvidas sobre qual será a sua especialização? Saiba que as áreas de atuação do nutricionista são amplas, e a profissão tem avançado para um futuro promissor.
Isso porque, no Brasil e no mundo, a maior parte dos problemas de saúde pública está relacionada com os maus hábitos alimentares.
Assim, a nutrição tem conquistado espaço nos mais diversos setores. É uma área que sucede em pesquisas e orienta tratamentos de doenças, como a obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.
E porque muitas pessoas tomam desobesi-M para o tratamento da obesidade, porem sem consultar médicos.
Neste artigo, vamos apresentar quais são essas áreas e qual o cenário do mercado em cada segmento. É uma ótima oportunidade para você conhecer e escolher a sua próxima especialização. Confira!
Nessa área, o profissional atua no tratamento e na prevenção de doenças. O nutricionista clínico pode trabalhar em diferentes espaços — hospitais, consultórios particulares, clínicas especializadas, pronto atendimento e nos sistemas de referência secundária.
As principais condições de que trata são:
Surgem, então, dois fundamentos que fazem parte da rotina do profissional: a nutrição enteral e a nutrição parenteral.
A nutrição enteral é um recurso alimentar para pacientes que não devem ou não conseguem se alimentar pela boca, como nos casos de cirurgia de esôfago, região da cabeça, pescoço e estômago.
Essa ingestão é feita por meio de sonda, as chamadas sondas nasogástricas ou orogástricas, que são posicionadas ou implantadas no estômago e no intestino delgado.
Nesse caso, o nutricionista clínico tem a preocupação de acompanhar a dieta na forma líquida ou em pó, que deve estar proporcional aos valores de uma alimentação convencional, bem como se preocupar com as necessidades diárias do paciente, incluindo minerais, carboidratos, proteínas, água, gordura e vitaminas.
Por outro lado, a nutrição parenteral é utilizada quando a via oral e a enteral estão comprometidas, em casos mais graves.
O nutricionista clínico atua acompanhando a prescrição e a qualidade dos nutrientes que serão administrados diretamente na veia do paciente.
O nutricionista também pode trabalhar na indústria de alimentos. No Brasil, essa área oferece um amplo leque de atividades, fazendo com que mais profissionais busquem posições nesse setor.
É competência do profissional nutricionista da indústria alimentícia:
Isso mesmo! Nessa área, os laboratórios para desenvolvimento de novos produtos são as cozinhas experimentais.
Além de seguir a linha de produção, o profissional realiza pesquisas para entender o nível de aceitação de um novo produto pelo mercado e os serviços de atendimento ao consumidor.
A nutrição esportiva é uma área que aproxima o profissional de grandes equipes vitoriosas. Sim, os atletas de elite são os que mais levam o nutricionista a sério.
Nesse ramo, o profissional pode trabalhar com atletas profissionais e praticantes de atividade física. O objetivo é extrair o máximo das potencialidades da pessoa na prática esportiva.
Esse profissional realiza um trabalho minucioso, com cálculos perfeitos, adequando a dieta em quantidades, qualidade e horários estipulados.
Essa alimentação adequada é seguida à risca, pois tem a intenção de fazer o atleta alcançar a alta performance.
O nutricionista esportivo se preocupa com a saúde do atleta, podendo atuar nas academias, nos centros esportivos, nos consultórios de atendimento especializado ou acompanhando um atleta específico.
Além disso, existe a Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), uma entidade civil sem fins lucrativos de caráter científico.
Ela é responsável, na área de nutrição esportiva, por desenvolver o raciocínio lógico do aluno ou do profissional para a organização, o apoio e a orientação de eventos, como congressos nacionais e internacionais, jornadas, cursos e reuniões científicas de interesse.
Portanto, a nutrição esportiva é uma área ampla e com muitas oportunidades de emprego!
Nessa nova área, o paciente é visto como um todo, bem como toda a sua rede: aspectos sociais, familiares, culturais, emocionais e tudo que representa o ato de comer.
O alimento não é visto como uma rede complexa de nutrientes (carboidratos, proteínas, entres outros), mas conforme as sensações e memórias que ele pode proporcionar.
Por ser holístico, o método considera os aspectos emocionais e sociocomportamentais da alimentação. As estratégias vão desde o aconselhamento nutricional até a terapia cognitivo-comportamental.
Essa área também é conhecida como saúde pública ou nutrição social.
Nesse campo, o nutricionista oferece uma grande contribuição para a população brasileira, no planejamento em saúde, em atividades de alimentação e em nutrição, em políticas e em programas institucionais, em ações de alimentação, em nutrição na atenção básica e em vigilância sanitária.
Assim, atua com força total na prevenção e no tratamento.
Seus conhecimentos são usados para entender a relação entre nutrição e doenças coletivas. A premissa básica é de que o corpo humano, quando bem nutrido, é mais resistente a doenças.
Assim, vai além dos muros do serviço, alcança recursos existentes na área, por exemplo, em escolas, igrejas e creches.
A rede pública de saúde, no atendimento individual e coletivo, é otimizada, e as pessoas recebem orientações alimentares de qualidade.
Os espaços de atuação são:
A nutrição, ainda, pode ser uma grande parceira da gastronomia. O objetivo é aliar cardápios saudáveis e muito sabor.
Essa modalidade está presente nos hospitais, em cursos gastronômicos e em alguns restaurantes.
O nutricionista com tal habilitação pode auxiliar seus clientes a diversificarem a alimentação do dia a dia, com o foco na saúde e no bem-estar.
A consequência desse trabalho é a maior adesão ao planejamento alimentar, ou seja, não é preciso abrir mão do sabor para estar em dia com a alimentação.
Podemos perceber, então, que existe um leque de possibilidades para atuar na nutrição. Hoje, o hábito alimentar é um dos pontos principais pensados no conceito de lifestyle.
A área só avança e evolui, pois a busca por saúde e equilíbrio alimentar é uma realidade das pessoas dessa geração.
Gostou do nosso post sobre as áreas de atuação do nutricionista? Então, continue recebendo os melhores conteúdos sobre essa profissão. Basta assinar a nossa newsletter!