A enfermagem é uma área com alta demanda em todo o Brasil, pois o profissional…
Quando se fala no atendimento em saúde, estamos nos referindo a um serviço que deve unir qualidade, segurança (afinal, trata-se da vida das pessoas) e controle de custos, visto que os gastos nessa área são altíssimos.
Dessa forma, hospitais e clínicas devem seguir regras e protocolos para garantir a eficiência em todos os seus processos. Mas como saber se tudo isso está realmente sendo seguido, ainda mais em instituições com diversos setores? Por meio da auditoria em sistema de saúde.
Essa é uma área que está em ascensão, por isso, os profissionais que buscam a especialização no segmento encontram boas oportunidades no mercado de trabalho.
Quer saber como funciona a auditoria, seus benefícios e como fazer uma pós-graduação nessa área que é tendência? Então, confira nosso post!
A auditoria em sistema de saúde é uma ferramenta de gestão e fiscalização que atua de modo independente. Tem o intuito de fazer uma análise e uma avaliação sistemática de uma série de dados e fatores de uma instituição de saúde, como procedimentos, serviços, contas, entre outros.
A ideia é verificar se os processos estão sendo executados de acordo com padrões, protocolos, legislação e objetivos da clínica ou hospital. O auditor analisa, ainda, a eficiência nas atividades.
Caso essa avaliação aponte erros ou irregularidades, é realizada uma intervenção para que haja correção, readequação e melhorias dos processos.
A auditoria pode ser feita dentro da própria instituição (auditoria interna) ou por um órgão independente (auditoria externa). Além disso, acontece no setor público, para avaliar a destinação e o uso adequado de recursos no Sistema Único de Saúde (SUS) e também no privado, em empresas de planos de saúde, hospitais e clínicas, servindo como um indicador de qualidade e de sustentabilidade financeira.
Você deve estar curioso para saber como ocorre a auditoria em sistema de saúde na prática, não é mesmo? O auditor realiza seu trabalho em todos os departamentos da instituição. Entre suas atribuições, estão a verificação de:
É um trabalho que tem como objetivo:
É um instrumento que evitará erros nos procedimentos e gastos desnecessários na instituição de saúde. Dessa maneira, para o paciente, significa que o local preza pela segurança no atendimento. Já para os profissionais de saúde, significa saber que o trabalho seguirá as boas práticas e protocolos para garantir a qualidade e elevar o desempenho das equipes.
A auditoria é fundamental, ainda, para uma boa gestão, visto que as clínicas e os hospitais trabalham com medicamentos, materiais e equipamentos de alto custo. Dessa maneira, precisam ter um controle sobre todos os processos para fazer um uso adequado dos recursos.
O trabalho do auditor vai, ainda, propor melhorias em todos os setores do hospital e subsidiar os gestores na tomada de decisão e na definição de estratégias para a instituição.
O serviço de auditoria em sistema de saúde garantirá que os processos de uma clínica ou hospital sejam realizados de maneira mais eficiente e em conformidade com os protocolos de atendimento e preceitos éticos e legais. Além disso, é uma ferramenta que analisa o uso racional de recursos, permitindo, assim, mais tranquilidade na gestão financeira.
Para um hospital, por exemplo, a auditoria pode prever uma série de problemas, visto que identifica como os setores estão trabalhando. Assim, é possível tomar medidas rápidas antes que o atendimento ao paciente seja prejudicado.
Esse serviço garante, ainda, uma relação mais transparente entre todos os setores, já que eles trabalham seguindo os mesmos padrões e normas técnicas. Isso aumenta a produtividade e melhora o relacionamento entre os colaboradores.
Além disso, a auditoria pode identificar erros e propor a realização de treinamentos direcionados para as necessidades de cada equipe.
Se você ficou interessado em trabalhar com auditoria em sistemas de saúde, saiba que essa área é direcionada para:
No caso de enfermeiros, é uma especialidade bastante interessante para o currículo, pois esses são profissionais que já conhecem toda a rotina de instituições de saúde e o funcionamento dos setores.
Para quem busca um campo que está em alta no mercado, é válido saber que há uma forte demanda por auditores, já que hospitais, clínicas e operadoras de planos de saúde precisam assegurar a boa execução de seus procedimentos, principalmente para reduzir custos. Existem oportunidades também em órgãos de auditoria independentes.
Então, ao se especializar na área, a primeira dica é escolher uma instituição de ensino superior de referência, que conte com um corpo docente qualificado. No CEEN, por exemplo, na pós-graduação em Auditoria em Sistema de Saúde, você terá aulas com professores Doutores, Mestres e Especialistas da UNIFESP, USP, PUC GO e UFG. O curso tem duração de 18 meses e carga horária total de 440 horas.
A matriz curricular da especialização do CEEN é formada pelas disciplinas:
Se você é enfermeiro, profissional de saúde de outra área ou tem vontade de atuar no ramo de auditoria, pode fazer uma carreira de sucesso com a especialização no segmento.
A auditoria em sistema de saúde é um campo em expansão no Brasil e, por isso, tem alta demanda por profissionais capacitados. Para quem é da saúde, pode ser uma boa oportunidade para expandir sua área de atuação e de ganhos.
Ficou interessado em alavancar sua carreira? Conheça mais detalhes do curso do CEEN e programe-se para fazer a especialização!
[rock-convert-cta id=”2016″]