Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontou que, do total de atendimentos relacionados…
A formação em saúde vai muito além dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, seja de medicina, enfermagem ou outro curso da área. O profissional precisa sempre estar complementando seus estudos com cursos e capacitações, a fim de estar preparado para encarar as mais diversas situações que surgirem no seu dia a dia de trabalho.
Além disso, os cursos são importantes para a atualização do saber, já que estão sempre surgindo novas práticas, equipamentos e recursos na área médica.
Entre os cursos voltados para os profissionais, alguns se destacam mais que outros, por serem importantes para todas as categorias profissionais e áreas de especialidade. Esse é o caso do curso Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS). Você já ouvir falar nele? Acompanhe o texto para saber mais!
O curso Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (em inglês, Advanced Cardiovascular Life Support, ACLS) é foi originalmente criado pela American Heart Association (AHA).
Seu objetivo é passar aos profissionais de saúde o conhecimento desenvolvido ao longo dos últimos anos para a assistência à saúde em situações que necessitam de suporte cardiovascular avançado.
Todo o programa é baseado nas diretrizes da AHA para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e outros cuidados cardiovasculares de emergência.
A associação americana, geralmente, lança novas diretrizes a cada cinco anos, para que os cursos possam ser atualizados.
Durante o curso, serão desenvolvidas por meio de instruções práticas e simulações de casos, as seguintes habilidades:
A American Heart Association foi criada em 1924 nos Estados Unidos como uma associação profissional de médicos, com o intuito de desenvolver pesquisa e conhecimento sobre as doenças do coração e coronarianas.
Anualmente, são desenvolvidas reuniões científicas para a discussão das melhores práticas de cuidado para doenças cardíacas e cardiovasculares.
O objetivo principal da AHA é o de reduzir as lesões e mortes causadas em decorrência de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.
Os protocolos de salvamento divulgados pela AHA são utilizados por profissionais de saúde no mundo todo.
Diversas instituições ao redor do mundo podem oferecer o curso certificado pela AHA, e os mesmos conceitos e práticas são ensinados em todos os lugares.
A associação formula, ainda, diversos outros cursos relacionados a doenças cardíacas e outras emergências em saúde. Veja a seguir.
Realização da RCP de qualidade e o papel de cada elo da cadeia de sobrevivência.
Identificação e manejo de emergências pediátricas.
Ensino das habilidades fundamentais necessárias para avaliar, reconhecer e participar do tratamento precoce de emergências pediátricas respiratórias e/ou cardiovasculares.
Curso destinado a pessoas com pouco ou nenhum treinamento médico que precisam ou desejam aprender técnicas de RCP e o uso do DEA (desfibrilador manual automático), para atender a requisitos do trabalho.
O curso é desenvolvido para ser feito por profissionais de saúde que, de alguma forma, participam da gestão da parada cardiorrespiratória e outras emergências cardiovasculares.
Normalmente, o curso é feito por enfermeiros e médicos que atuam em pronto-socorro, serviço de urgência móvel e unidade de terapia intensiva, mas nada impede que profissionais que atuam em outras unidades participem.
Isso não impede que estes profissionais que atuam em outras unidades participem. Na verdade, como explicamos, esse é um tipo de curso indicado para todos os profissionais de saúde.
Afinal, todos devem estar preparados para lidar com situações de emergência na assistência à saúde.
O ideal é que, antes de fazer o ACLS, o aluno faça o curso Suporte Básico de Vida (SBV).
Esse curso ensina os alunos a identificarem situações de emergência e a realizarem compressões torácicas de qualidade durante a RCP. Entender esses conceitos mais básicos é fundamental para aproveitar bem o ACLS.
Normalmente, o curso tem duração de 16 horas, dividido em dois dias.
Ao longo de todas as lições e práticas, é destacada a importância de uma boa dinâmica de grupo e comunicação entre os profissionais.
Além de focar a identificação e manejo de situações cardiovasculares de emergência, o curso abrange também os cuidados pós-parada.
O primeiro momento do curso ACLS visa revisar a sequência aprendida no SBV e a avaliação primária e secundária na abordagem em saúde de adultos.
Os alunos devem demonstrar esses conhecimentos práticos antes de avançar para o conteúdo próprio do ACLS.
Os conteúdos estudados no ACLS são:
Antes do início do curso, o aluno recebe uma apostila com todo o conteúdo que será abordado e as bases de conhecimento necessárias para desenvolver as habilidades.
Devido à extensão e complexidade da matéria que é abordada, o ideal é que a pessoa realize antes uma leitura prévia dos itens na apostila.
O aluno recebe um cartão de certificação oficial da AHA em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular. O cartão tem validade de dois anos, de forma que é preciso fazer uma revalidação para atualizá-lo.
O curso Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) é essencial para os médicos e enfermeiros que desejam obter mais conhecimento e melhorar sua performance para a atuação em situações de emergência cardiovascular.
O objetivo final é sempre melhorar a assistência prestada e aumentar as chances de recuperação do paciente.
Agora, que você sabe mais sobre o curso e a sua importância, deve estar querendo fazê-lo, não é mesmo? Então, não perca tempo! Entre no nosso site e inscreva-se para o nosso próximo curso de ACLS!