Central de atendimento 0800 646 0016
20 de Março | 11:58h

Instruções para Publicação de Manuscrito


INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE MANUSCRITOS

I - Dos prazos:

Art 1. 60 dias antes da apresentação - enviar o trabalho completo (artigo e slides) para o orientador fazer a 3a e última correção;
Parágrafo único: Demais correções nos slides poderão ser feitas até a apresentação.

Art 2. 30 dias antes - enviar o trabalho completo para o convidado (membro da banca) ler, obtendo a assinatura do aceite que será utilizado para elaborar a ATA;

Art 3. 30 dias antes - enviar ao CEEN o termo de aceite do membro da banca e duas cópias do trabalho completo para que possa ser inscrito na VPG e na Culminância;

Art 4. 20 dias antes - a inscrição dos trabalhos autorizados para apresentação será divulgada no CEEN;

Art 5. 1 dia antes - dependendo da disponibilidade de salas haverá ensaio geral das apresentações;

Art 6. no dia da apresentação - todos os integrantes devem estar presentes 1 hora antes da apresentação para preparação. O membro da banca pode chegar somente no horário determinado para a sua participação.

Art 7. Após a apresentação - todos devem assinar a ata e após a correção das sugestões da banca, enviar o trabalho para o e-mail da orientadora a fim de ter o “apto” para capa dura;

Art 8. 15 dias após a apresentação - enviar o trabalho apto CEEN (1 trabalho impresso em capa dura (verde), mais dois disquetes contendo o trabalho completo e corrigido). Nenhuma declaração será emitida sem a entrega do trabalho em capa dura.

Parágrafo único: Trabalhos não apresentados na data prevista aguardarão a próxima turma da mesma especialização para que possam apresentar.

Art 9. Situações omissas neste documento serão resolvidas entre a Direção, Coordenação e Docente.
II - Dos Manuscritos
Os requisitos para apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) na área de Ciência da Saúde visam preparar manuscritos para publicações em periódicos científicos. Tendo em vista que as normas para publicações divergem consideravelmente entre os periódicos, optou-se por adotar um padrão universalmente aceito, os “Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos”, do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas19. Esse grupo, inicialmente conhecido como “Grupo Vancouver”, consolidou um padrão de apresentação de periódicos na área de saúde que se popularizou como “estilo Vancouver”. 

Os requisitos técnicos de apresentação são os seguintes:
- Fonte: Verdana, tamanho 10.
- Parágrafos: espaçamento 1,5cm justificado em todo o texto.
- Configuração da Página: tamanho do papel A4 (210 X 207 mm); margens esquerda e superior= 3,0 cm, direita e inferior= 2,5 cm. As páginas serão numeradas na margem superior direita.
- Ilustrações: incluem gráficos, desenhos, fotografias e quadros; devem ser consideradas figuras e apresentadas com suas legendas ou títulos, numeradas em seqüência com algarismos arábicos. Ilustrações extraídas de trabalhos publicados devem ter autorização escrita do(s) autor(es).
- Tabelas: devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto. Não traçar linhas internas horizontais ou verticais. Notas explicativas devem estar no rodapé da tabela. Tabelas obtidas em trabalhos publicados devem ter autorização escrita do(s) autor(es).
- Referências: devem ser listadas na ordem em que aparecem no texto, numeradas em ordem crescente, normalizadas no estilo Vancouver*.
Quanto à apresentação, o trabalho deve seguir a seguinte seqüência:

Impresso:
1ª. Folha: Ofício encaminhado o trabalho para avaliação e publicação.
1ª página: contendo dados de identificação, isto é, título do trabalho em Português, Inglês e Espanhol; nome completo dos autores por extenso e do orientador; nota de rodapé contendo caracterização do tipo de trabalho científico (TCC); nome da instituição à qual o trabalho deve ser atribuído; nome e titulação do orientador; ano e estado de realização da pesquisa. Resumo no formato estruturado, com o máximo de 150 palavras, com os seguintes itens em formato de um só parágrafo, com cabeçalhos em negrito dentro do texto. Introdução (objetivos do estudo); Material e Métodos (descrição do tipo de estudo, local, sujeitos e instrumentos utilizados para coleta dos dados); Resultados (descrição dos resultados mais importantes, sem interpretação dos autores); Conclusão (vincular as conclusões aos objetivos do estudo) ou Considerações Finais (objetivos atingidos pelo pesquisador e suas percepções sobre o processo transcorrido). Abaixo do resumo, os autores devem apresentar os descritores (mínimo de 3 e máximo de 10), de acordo com “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS) elaborado pela Bireme**. À seguir, o resumo em inglês e espanhol, seguidos por seus descritores.
2ª página em diante: iniciar a apresentação do texto pela seção “Introdução” e seguir a estrutura já apresentada, sem quebra de páginas entre uma seção e outra.
Para os trabalhos que envolvem pesquisas empíricas, a apresentação deve seguir a seguinte estrutura: (1) Introdução (problema devidamente fundamentado e justificativa); (2) Objetivos (gerais e específicos, se houver); (3) Material e Métodos (tipo de estudo, local/cenário, população/amostra/sujeitos, instrumentos e aspectos éticos/Resolução 196/96, sendo pesquisa bibliográfica, seguir os trajeto da Biblioteca Virtual em Saúde); (4) Resultados e Discussão (gráficos, tabelas, categorias analíticas de discurso devidamente fundamentadas com discussão baseada em outras pesquisas); (5) Conclusões (respostas aos objetivos) ou Considerações Finais (nos estudos qualitativos); Agradecimentos; Referências (material utilizado no estudo em ordem de citação no texto) e Anexos. 

Referências

Livros:
LoBiondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem. Métodos, avaliação ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;crítica e utilização. 4 2001.

Revistas
Brevidelli MM, Ciancirullo TI. Aplicação do modelo de crenças em saúde na prevenção dos acidentes com agulhas. Rev Saúde Pública 2001; 35(2): 193-201. 

Artigo em periódico eletrônico
Santana RF, Santos I. Trancender com a natureza: a espiritualidade para os idosos. Revista Eletrônica de Enfermagem [serial on line] 2005 Mai-Aug [cited 2006 jan 12]; 7(2): 148-158. Available from: URL: http://www.fen.ufg.br/revista/revista7_2/original_02.htm

Dissertações e teses
Brevidelli MM. Modelo explicativo da adesão às precauções-padrão: construção e aplicação. [tese]. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2003.

Leis, Portarias, Resoluções
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1996.

Material on-line:
International Committee of Medical Journal Editors. Requisitos uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos. Revista de Saúde Pública [periódico online] 1999; 33 (1): 6-15. 

* Disponível em: http://www.fsp.usp.br/-rsp.
** Disponível em: www.bireme.br/decs